Primeiro levantamento estatístico indica certo equilíbrio nas opiniões sobre o desempenho da nova equipe administrativa.

Buscando cumprir com o seu papel de informar com fidelidade o público em geral, O Eco iniciou na semana passada uma série de levantamentos por iniciativa própria, para medir o nível de aprovação dos atuais gestores municipais, que já se aproximam do primeiro ano de governo. Seguindo um critério amostral aleatório com alocação proporcional, o jornal entrevistou 454 pessoas do município de Macaúbas, entre os dias 04, 05 e 06 de novembro de 2021, abordando diversos temas sobre a gestão municipal e também obtendo uma prévia sobre as eleições do ano que vem, quando baianos e brasileiros decidirão seus votos também para Governador e Presidente da República. O levantamento Estatístico realizado na sede e área rural de Macaúbas, possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e erro padrão de 5%.

Consciente da sua missão e tendo nas pesquisas de opinião pública um instrumento importante para a mensuração do respaldo popular O Eco sempre efetua periodicamente, pesquisas de avaliação de governos municipais e mandatos eletivos. Primando pela excelência, na elaboração dos questionários, aplicação em campo, fiscalização e todo o trabalho estatístico de tabulação, a empresa realiza um estudo bem conduzido e consegue identificar necessidades que nem a população tem consciência, tornando-se importante aliado na condução das gestões, indicando eventuais falhas e acertos.

Em Macaúbas, o novo prefeito Aloísio Miguel Rebonato, que se elegeu com margem apertada de votos, foi avaliado como regular pela pesquisa e com indicadores razoáveis para um início de gestão. Apesar de ainda não despontar com folga nos diversos cenários que medem aprovação, nível de confiança e desempenho, o entrevistado demonstra certa esperança neste governo que alcança 45% no aspecto de melhorias do município, existindo uma parcela de 40% dos entrevistados que consideram a sua gestão como ótima ou boa e outros 30% afirmam ser regular. Apesar de possuir um grupo adversário forte, Aloísio surpreende com apenas 26% da população afirmando ser uma gestão ruim ou péssima. No mesmo quesito, 4% não souberam ou não quiseram opinar.

O Jornal O Eco, que há décadas atua nesse ramo, cumprindo com o seu compromisso de levar a verdade dos fatos, colaborando com a transparência e pelo fortalecimento da democracia, realizou o seu primeiro levantamento estatístico desse novo período administrativo no município, obedecendo a todos os critérios legais. Conforme preconiza a Lei, a empresa é credenciada junto ao CONRE – conselho Regional de Estatística, sob o nº 8377 e por não estarmos ainda em ano eleitoral, não é possível registrar a pesquisa junto ao TSE.