Primeiro dia de provas tem 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e uma redação.
Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 se submetem neste domingo (21) ao primeiro dia de provas. Serão 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação. No total, 3.109.762 pessoas se inscreveram para essa edição da prova, menor número registrado desde 2005. Houve ainda uma redução mais acentuada na participação de pretos, pardos e indígenas em comparação com a última edição da prova.
Vale lembrar que a prova de linguagens vem com 5 questões de inglês e 5 de espanhol. No entanto, o candidato só deve responder àquelas referentes à língua estrangeira que ele escolheu no ato de inscrição e passar para o gabarito somente as alternativas correspondentes.
A aplicação do exame acontece em meio a uma crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, que ganhou os holofotes após 37 servidores pedirem demissão de seus cargos. Estes servidores acusaram a diretoria do órgão de, entre outras coisas, tentar interferir na formulação do Enem 2021 para evitar questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.