Apesar de ainda não terem sido divulgadas pesquisas presenciais com Institutos tradicionais, algumas empresas já reconhecem novo cenário de empate na Bahia, como mostrou o Real Time/Record.
O Instituto Real Time, da Rede Record, foi o primeiro a contradizer o Paraná Pesquisas, divulgando um levantamento realizado nos últimos dias 24 e 25, ocasião em que foram ouvidas mil pessoas por telefone, o levantamento mostra o cenário de empate técnico entre Jaques Wagner (PT) e ACM Neto (DEM) quando o nome do ex-presidente Lula (PT) é colado com a imagem do senador baiano. Isso demonstra um certo ajustamento à nova realidade, com o crescimento do Petista na Bahia.
A pesquisa revela ainda que ACM Neto, sem um candidato a presidente, aparece com 36%. Wagner que sempre esteve com Lula 34%. João Roma (Republicanos) com Bolsonaro (sem partido) surge no cenário do levantamento com 13% e Bernadete do PSOL colada ao nome de Guilherme Boulos (PSOL) com 3%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Apesar de ainda não ser esta a realidade em nosso sertão, a pesquisa Real Time/Record divulgada na manhã desta segunda-feira (29) é a primeira que mostra um cenário de empate técnico.
Considerando que a pesquisa possui uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos, o empate fica evidenciado e com a possibilidade da inversão, ou seja, cada candidato pode estar com mais três ou menos três pontos. Assim sendo, Wagner pode estar com 37% e ACM Neto com 33%. A pesquisa foi divulgada na TV nesta segunda-feira.