O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou ontem que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve interferência no rompimento com o vice-governador João Leão.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou ontem que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve interferência no rompimento com o vice-governador João Leão, que levou todo o PP baiano para a base do ex-prefeito ACM Neto (UB). O pepista é pré-candidato na mesma chapa oposicionista ao Governo do Estado.
O petista baiano lembrou que Ciro Nogueira, cacique nacional do PP, hoje ocupa a Casa Civil da Presidência. A fala aconteceu durante uma visita às obras de implantação do Tramo 3 da Linha 1 do Metrô de Salvador, que liga Pirajá a Água Claras/Cajazeiras.
“Acredito que teve interferência do presidente da República, já que o chefe da Casa Civil do presidente da República, é o presidente de fato do PP, assim como o presidente da Câmara. É o chamado centrão. Eles tiveram grande influência e se aproveitaram de uma frustração de Leão, de um desejo de sentar na cadeira de governador, para fazer o rompimento”, alfinetou.
Sem citar nomes, ele ainda acusou o grupo de Neto de estar alinhado com o bolsonarismo. “O que eles fizeram foi, na verdade, deixar mais claro que do outro lado está a turma do Bolsonaro, já que o outro partido controla todo governo federal na Bahia. Quem ocupa os cargos, quem manda, quem ajuda a perseguir a Bahia são aqueles parlamentares e o partido que está do outro lado”, alfinetou.
“Acho que o que nós teremos no Brasil é um embate grande de dois projetos. O projeto que fez com que o povo passasse fome, um projeto que botou a gasolina a quase R$ 10, um projeto que o gás de cozinha foi a quase R$ 150, com desemprego de 14%, contra, do outro lado, a esperança que o povo tem na figura do presidente Lula”, emendou.
O petista ainda sinalizou que deve concluir as mudanças no secretariado nas próximas duas semanas. Entre as pastas que devem passar por reformulação, estão a da Educação (SEC), Desenvolvimento Econômico (SDE), Desenvolvimento Rural (SDR) e Planejamento (Seplan).