Pescador Luiz Duque, 49 anos, da cidade de Malhada disse que “foi muita adrenalina logo no início da pescaria, capturar esse bicho”.
Consequência das grandes chuvas que caíram na região desde o início de 2022, a fartura de peixes após as cheias do rio São Francisco, vem surpreendendo ribeirinhos e pescadores. Há muito tempo não se via essa abundância. Na quarta-feira (30), um pescador de 49 anos fisgou um surubim de 40 quilos no município de Malhada, primeira cidade da Bahia a ser banhada pelo Velho Chico.
O peixe que mediu mais de um metro e meio foi pescado por Luiz Duque Farias, conhecido pelo apelido de “Luizão”, morador da Ilhas das Melancias em Malhada. Ele contou que procurava outros peixes, mas logo no início da pescaria capturou o surubim. “Sempre pesco por aqui, mas quando fisguei o surubim foi muita adrenalina”, disse Luizão.
Ele não se recorda de um peixe deste tamanho sendo pescado no rio nas últimas décadas, isso por conta das secas severas que deixaram o rio com muito pouca água por longos períodos. “A enchente trouxe esse bichão aqui, mas eu acredito que tem outros maiores por ai”, comentou. A reportagem local questionou Luizão se ele acreditava que o peixe seria criado em cativeiro e fugido para o rio com as cheias. O pescador afirmou que não acredita, já que na década de 90 ele pescava peixes até maiores que esse no Velho Chico. “Essa enchente trouxe muita riqueza para nossa região “encerrou Luizão.
O surubim é uma das principais espécies da bacia do rio São Francisco e um dos mais ameaçados por conta da seca, pesca predatória e outros fatores que degradam o rio. Este peixe também pode ser encontrado na bacia Amazônica, Prata e em grande abundância no Rio Paraná. Com hábitos noturnos, o surubim possui couro e apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras.