Seis concursos estão previstos para o primeiro e segundo semestres deste ano de 2022. Professores e auxiliares para Universidades Estaduais, Delegados e Agentes da Civil, servidores para Embasa, ADAB, Ministério público e IFBA.

Pelo menos quatro dos concursos previstos na Bahia devem sair ainda no primeiro semestre. O Governo do Estado, já sinalizou que planeja abrir mais de 4 mil vagas já anunciadas e autorizadas, todos em fase de elaboração de editais. Em ano eleitoral, é muito provável que isso saia do papel e sejam abertas as inscrições com posterior aplicação das provas antes de outubro.

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) planeja a contração de 1.806 professores e 307 coordenadores pedagógicos. Também na Educação, foram autorizadas 286 vagas para as classes de professores auxiliares e assistentes das universidades estaduais. Estas vagas são para as Universidades Estaduais: UESB, UNEB e UESC.

Já a Polícia Civil vai abrir 700 vagas para o cargo de investigador, 150 para delegado e 150 para escrivão de polícia, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai ofertar 456 vagas para contratação de profissionais para as unidades em todo o Estado.

O certame com o processo mais avançado é da Polícia Civil, cuja banca está definida. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi escolhido para conduzir o processo de seleção dos candidatos. As inscrições deste certame devem ocorrer em poucos dias, pelo menos é o que garantem os responsáveis pelo órgão.

Também existe expectativa para realização de concursos em outros órgãos do Estado, como a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com cerca de 900 vagas prometidas desde 2019. No entanto, ainda não houve um anúncio oficial sobre a realização eminente.

Outro órgão que não realiza concurso há 20 anos é a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Desde o ano passado, há uma expectativa para a abertura de 110 vagas para os cargos de Agente em Defesa Agropecuária e Técnico em Defesa Agropecuária. A Polícia Penal (Seap-BA) também vem ensaiando desde 2020 a liberação de 170 vagas.

Há expectativa ainda para abertura de concursos em instituições como o Ministério Público do Estado (MPBA) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).