Estudos preliminares divulgados pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, dão conta de que cerca de 2.000 hectares podem estar abrigando 01 bilhão de toneladas.
Uma notícia que circula neste domingo (26/06) em Livramento de Nossa Senhora, município localizado na região emoldurada por formações rochosas atribuídas a uma origem vulcânica, provavelmente de era proterozóica, dá conta de que, uma descoberta na região rural, mais especificamente no povoado de Formosa, pode esconder enorme jazida de minério de ferro, com potencial de produzir cerca de 01 bilhão de toneladas do minério.
O município está situado na chamada zona fisiográfica da Serra Geral, sudoeste da Bahia, bem no final da chapada Diamantina, a cerca de 720 km de Salvador. Faz limite com os municípios de Rio de Contas, ao norte; Dom Basílio, ao leste; Brumado e Caetité, ao sul; Paramirim, ao oeste; Érico Cardoso (antiga Água Quente), possui histórico de riquezas minerais desde os primórdios do seu descobrimento. Com uma área de 2.291 quilômetros quadrados, Livramento está distante cerca de 606 quilômetros de Salvador por via rodoviária de pavimentação asfáltica.
De acordo com informações colhidas pelo Jornal O Eco, a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídrico e Meio Ambiente já anunciou que a área vinha sendo explorada de forma clandestina, até a descoberta deste grande potencial ferrífero. Ainda de acordo com a Secretaria, a região serrana no povoado de Formosa, onde está indicada a área da jazida, tem cerca de 2.000 hectares. A possibilidade de extração de 01 bilhão de toneladas, fez iniciar a fase de “sondagem” da área, visando a identificação dos pontos de concentração do minério de ferro.
As perspectivas de técnicos e órgãos da área, são de que somente os trabalhos iniciais de pesquisas, terão um período estimado de 01 ano, enquanto outra frente de trabalho buscará a regularização documentária, para que se inicie a exploração. Felizes e muito otimistas com o que pode representar mais um extraordinário avanço para a economia do município, o secretário Ricardo Juvelino e o prefeito Ricardinho Ribeiro, ‘esperam extrair cerca de 02 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano, triplicando essa quantidade quando toda infraestrutura logística de escoamento do minério estiver concluída, o que inclui a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).