Para muitos romeiros, o evento festivo é de cunho religioso e destoa do estilo rebelde de Canário e suas músicas
Teve início desde o último dia 28 de julho, a programação do novenário do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa. A cidade vive dias de grande agitação com milhares de romeiros que chegam de todos os cantos do Brasil, para reverenciarem na gruta o Bom Jesus. Além dos eventos religiosos, a festa conta também com outras atrações culturais, dentre as quais, os shows do Padre Alessandro Campos e do cantor Igor Kannário.
Apesar de se tratar de eventos distintos, muitos fieis criticam a apresentação de Igor Kannário em plena romaria. A justificativa da maioria, é de que para muitos romeiros e nativos, o evento festivo destoa do estilo rebelde de Canário, suas músicas que para alguns, fazem apologia a ilícitos, não combinam com o clima de devoção católica, com o espírito religioso que sempre reinou na peregrinação à capital baiana da fé.
Apesar desse imbróglio, que é motivo de muita discussão na romaria 2022. A festa segue ocorrendo dentro dos padrões almejados. Este ano o tema é: ‘Bom Jesus, filho de Maria e o caminho para uma Igreja sinodal’. Asa celebrações do novenário ocorrem até o dia 5 de agosto, sempre às 19h. O auge da romaria acontece no próximo sábado (6), quando será celebrada a missa festiva às 7hs da manhã. No final da tarde, por volta das 17h30 haverá a procissão e celebração de encerramento da Festa do Bom Jesus da Lapa.
Além das celebrações católicas, a cidade oferece também outas atrações para a multidão de peregrinos que visitam a sede do município. Manifestações culturais, atrações artísticas em pontos estratégicos, atraem os visitantes. Na praça do Monsenhor Turíbio, acontece o Projeto Viva Padre Francisco, que se encerra nesta quinta-feira (4 ). Por lá rolam apresentações folclóricas, exibição de filmes, Cavalhada do Divino, Reisado, Roda de Capoeira, dentre outros movimentos.