Estudo de pesquisadores da UCSAL e UNILAB mapeou os 417 municípios detectando que existem ainda 23 gestores que se declaram indefinidos

Buscando elucidar dúvidas e combater boatos infundados sobre a preferência dos prefeitos baianos, um levantamento detalhado, idealizado e executado por dois pesquisadores de duas universidades baianas, trouxe à luz um tema considerado por muitos decisivo no que concerne a disputa ao Governo do Estado: o apoio dos prefeitos aos postulantes ao Palácio de Ondina. Esse trabalho eliminou discussões e fake news sobre esse tema, que vinha sendo utilizado inclusive para tentar convencer incautos.

Nomeada de “A Batalha dos 300”, o estudo feito pelos professores Cláudio André (Unilab) e Raquel Carvalho (UCSAL) trouxe um apanhado realizado em todos 417 municípios baianos. A pesquisa tornou-se um relatório que destrincha a preferência dos gestores municipais entre os postulantes ao Governo do Estado. De acordo com os professores, foi feita uma análise completa das redes sociais, perfis dos prefeitos e também das prefeituras, buscando identificar os apoios declarados, e utilizando mecanismos de pesquisas para procurar matérias em sites, blogs e jornais.

Nesse estudo, Jerônimo Rodrigues (PT) aparece na 1ª colocação, tendo o apoio de 272 prefeitos do estado (65% do total). Em seguida, vem ACM Neto (UB), com o suporte de 114 gestores (27%). Depois dele vem João Roma (PL), que conta com o apoio de oito prefeitos. Já outros 23 mandatários declararam-se indefinidos. Esse é o caso inclusive de prefeitos da nossa região (Vale do Paramirim e Chapada), que apesar de terem preferências conhecidas, ainda não se manifestaram publicamente.

Com relação aos partidos, o petista tem como grandes apoiadores àqueles gestores municipais que estão nos seguintes partidos: PSD (88), PP (55) e PT (33). O ex-prefeito de Salvador, por sua vez, conta com o suporte, em sua maioria, dessas legendas: União Brasil (37), PP (29) e PSD (15). Já entre os partidos que apoiam João Roma, três prefeitos são do União Brasil e outros 2 do PSC.