Evento que já é famoso na região, recebeu público recorde na edição 2022.
Retomando em grande estilo os eventos públicos no município, a cidade de Boquira celebrou com uma das maiores cavalgadas da história, o aniversário de 200 anos da independência do Brasil. Recebendo cavaleiros e amazonas de todo o Vale do Paramirim, Chapada Diamantina, região Oeste e até de outros estados, a cidade viveu um feriado de muita alegria e ebulição. Denominada “Cavalgada da Independência”, a confraternização de moradores e milhares de visitantes tomou conta da sede, desde o trevo de acesso, passando pelo centro histórico da cidade e finalizando o cortejo na comunidade de Brejo Grande, quando a comitiva foi saudada por autoridades e moradores. Uma belíssima manifestação de amor à pátria, organizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com a o governo do estado através da BahiaTursa, que cultiva também um dos mais estimados esportes rurais, a cavalgada.
A Cavalgada da Independência surgiu há alguns anos, pela iniciativa de um grupo de amigos apaixonados pelas tradições rurais, que se reuniram pela primeira vez em 7 de setembro do ano de 2012 na sede do município de Boquira, para cavalgarem rumo ao povoado, desfilando com alegria e empolgação pelas ruas da cidade. O evento ganhou adeptos ao longo desses dez anos, tornando-se o encontro mais aguardado por peões e cavaleiros durante todo o ano. Com a pandemia e logicamente a interrupção da festa, era grande a expectativa de novamente se reunir em harmonia e companheirismo, valorizando as raízes na lida do gado.
VÍDEO RESUMO DO EVENTO:
Repleta de simbolismo e atos cívicos programados, como o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, com a presença do prefeito, autoridades militares, civis e eclesiásticas, com a comitiva perfilada em respeito ao ato que se realiza na Praça da Bandeira, a Cavalgada da Independência, teve outros motivos para se firmar no 07 de setembro. Conforme informações colhidas pela nossa reportagem, essa manifestação da cultura nordestina surgiu como uma fórmula de protesto para suprir a decadência dos tradicionais desfiles cívicos que há décadas haviam sido esquecidos no município, relembrando inclusive o episódio do “Grito do Ipiranga” protagonizado pelo Imperador Dom Pedro I, a Cavalgada passou a figurar como única manifestação em homenagem à data.
Tendo como atrações artísticas o forrozeiro Edigar Mão Branca e a Banda Picape de Bacana, a festa agradou a multidão presente no Brejo Grande. Se estavam exaustos após o longo percurso, desde a entrada da cidade, os participantes não demonstraram isso no forró que tomou conta do espaço reservado para a dispersão dos cavalos e o início da dança. Muita gente bonita e um clima de harmonia e felicidade em novamente poder se abraçar, festejando não somente a independência do Brasil, como também a independência e o progresso por todos os cantos de Boquira com a gestão de Luciano da Farmácia e sua equipe. O prefeito Luciano e o Secretário Alan França, recepcionaram o Deputado Estadual Marquinhos Viana, ilustre convidado, que prestigiou mais uma vez a Cavalgada em Boquira. “É muito gratificante participar deste evento, que cresce a cada ano, se tornando uma festa que congrega pessoas das diversas localidades rurais, bem como amigos de muitos municípios da região, da Bahia e até de outros estados”. Disse Alan França, um dos entusiastas da festa.
“O 07 de setembro volta a ser celebrado hoje de forma presencial, segura e acima de tudo, como um evento inclusivo de homenagem à Pátria. Este é um momento feliz de retomada, estamos tendo de novo a oportunidade de confraternização sem restrições entre os filhos da terra e visitantes. A prefeitura participa ativamente para valorizar as tradições do nosso povo. Parabéns a todos os envolvidos na organização e toda nossa gratidão aos amigos que se deslocaram de outros cantos, para festejaram conosco os 200 anos da independência do Brasil e todo sucesso alcançado com muito trabalho pela gestão municipal de Boquira”, comentou o prefeito.