A parlamentar confirmou seu desejo em entrevista para a Rádio A Tarde FM. “Acho que meu nome é legítimo, nunca houve uma mulher presidente da Alba.

Deputada estadual mais votada da Bahia com 118.417 votos, Ivana Bastos (PSD), se coloca como forte concorrente a ser a nova presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O atual presidente é o seu colega de partido, Adolfo Menezes, que demonstrou pretender ocupar o posto mais uma vez. A parlamentar reforçou o seu desejo de presidir a Casa em entrevista ao Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM.

“Eu já coloquei meu nome à disposição há oito anos e estou indo para o meu quarto mandato como deputada estadual, agora sendo a mais votada para a Assembleia Legislativa. Eu não tenho trabalhado esse assunto (ser presidente da Alba) já que ainda temos que trabalhar no segundo turno para a eleição de Jerônimo Rodrigues. A gente só ganha depois que abre as urnas e ganha voto a voto. Eu tenho respeitado nosso grupo político e já comuniquei a Otto Alencar, Jerônimo, Rui Costa e Jaques Wagner que meu nome está à disposição”, explicou Ivana Bastos.

Reeleita com uma votação histórica, Ivana foi a primeira mulher a ter mais votos do que um homem na disputa pelas cadeiras da ALBA. Também foi presidente da Unale, entidade que reúne as assembleias de todo país, além de ser membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão da Mulher.

“Acho que meu nome é legítimo, nunca houve uma mulher presidente da Alba. A gente ouve muito falar do empoderamento da mulher, então essa é a hora agora de ter uma na Presidência. Não vejo nenhuma objeção (na sua base aliada), mas nós não adentramos ainda nessa disputa por esperar a eleição no segundo turno. Nada mais justo que a Casa, que fala tanto em mulheres ajude a mulher a chegar à frente. Vou procurar todos os deputados e com respeito, mas brigando por essa vaga”, garantiu a deputada.

A votação expressiva da legenda no pleito de 2022 tem dado “cacife” o PSD para ocupar o espaço. Além de Ivana, o partido também teve os outros dois deputados mais votados (Alex da Piatã e Adolfo Menezes). A vaga da presidência da Alba seria praticamente certa, caso o candidato do PT na Bahia, Jerônimo Rodrigues consiga a vitória contra ACM Neto.