Gestores retornaram da capital com a certeza da continuidade de obras e serviços pelo bem da população. Alinhamento com o governo federal vai favorecer grandes projetos.
O novo governador eleito, Jerônimo Rodrigues e o seu vice Geraldo Júnior, recepcionaram prefeitos e lideranças políticas do interior, em mais uma celebração na residência oficial do governador Rui Costa, em Salvador. Momento de muitos agradecimentos aos verdadeiros responsáveis pela vitória, os gestores ex-gestores e demais políticos, que dedicaram toda força para vencer o pleito. “A nossa vitória veio dos menores municípios e será por lá que iniciaremos nossa jornada, prosseguindo com as obras e projetando novos benefícios”. Disse Jerônimo. No evento, o anfitrião da festa, Governador Rui Costa, também agradeceu às lideranças municipais e aos deputados e deputadas presentes pelo engajamento na campanha vitoriosa de Jerônimo e Geraldo Júnior.
Visivelmente emocionado e feliz, por estar no meio de guerreiros que formaram uma aliança pela continuidade do progresso na Bahia. Jerônimo externou sua gratidão aos gestores municipais, reafirmando o compromisso de ampliar a parceria institucional entre o Executivo estadual e os Municípios baianos visando “realizar obras e projetos que promovam desenvolvimento regional, gerando emprego e renda em todos os cantos da Bahia, agora em parceria com o presidente Lula”.
Para Rui Costa, a vitória de Jerônimo é também “fruto da relação olho no olho” que seu grupo político tem mantido, desde 2007, com os prefeitos de toda a Bahia. “Esta é a vitória da esperança, de quem acredita no trabalho e nas pessoas. Eu tenho que demonstrar minha gratidão a todos vocês e me sinto feliz não como político, mas como ser humano”, afirmou o atual governador da Bahia.
Estiveram presentes prefeitos do nosso Vale do Paramirim, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Ibitiara, Novo Horizonte, enfim, de todas as demais regiões da Bahia que colaboraram para que tudo isso fosse possível. O encontro que reuniu cerca de 150 lideranças políticas concluiu o ciclo de celebrações, pois, no dia seguinte, terça-feira (08), Jerônimo e Geraldinho já estavam desembarcando em Brasília, para buscarem estreitar laços, alinhar posturas a serem desenvolvidas de forma harmônica com o governo federal. Jerônimo se reuniu com os coordenadores da equipe de transição de Lula: o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e Aloizio Mercadante. O encontro aconteceu na residência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na agenda, Jerônimo esteve acompanhado do seu vice, Geraldo Júnior; do senador reeleito Otto Alencar; dos secretários de Relações Institucionais, Luiz Caetano e de Infraestrutura, Marcus Cavancanti; e do assistente especial da Casa Civil, Adolpho Loyola, que integram o Grupo de Transição do Estado. “Nosso objetivo é fortalecer o diálogo, estabelecer uma relação civilizada que permita sempre o benefício dos baianos e baianas. Vim abrir portas e convidá-los para irem a Bahia”, disse Jerônimo.
A agenda em Brasília contou ainda com um diálogo com a bancada baiana no Congresso Nacional para ajustar entendimento sobre prioridades em relação às emendas ao Orçamento 2023. A plenária, que contou com a presença do senador Otto Alencar e foi conduzida pela deputada federal Lídice da Mata, teve lotação máxima e foi espaço para um diálogo que deve se repetir em Brasília ou na Bahia, de modo contínuo, como acertou o governador eleito. “Quero dizer também à bancada que não caminhou conosco, por ser da oposição, que aquilo que for de interesse do Estado da Bahia e que necessitar de alguma articulação com o Governo Federal, eu, em conjunto com a bancada da situação, também farei esse compromisso imediato. Tudo aquilo que for de interesse do Estado da Bahia, de algum território ou município, vocês podem contar, porque eu articularei e não medirei esforços para que a gente possa levar ao presidente Lula. Quero fazer com que a gente possa estabelecer esse regime de colaboração”, concluiu Jerônimo Rodrigues, que já retornou para Salvador.