Além de todas as ações e serviços prestados no dia a dia, a gestão quer ir além, fortalecendo vínculos com as famílias, promovendo encontros públicos com a participação de todas as Secretarias e parceiros.
Uma ideia que certamente irá agradar a população boquirense, fortalecida pela iniciativa do projeto Zabumbão, a oferta de serviços públicos, orientações jurídicas, atendimentos presenciais em diversas áreas, tudo isso de forma ampla, com a participação das secretarias municipais e outras instituições parceiras com o único objetivo de servir melhor as famílias, indo de encontro ao povo, levando para a praça pública, atendimentos gratuitos e importantes, diminuindo assim, as demandas, evitando filas e burocracias. A primeira reunião preparatória, traçou metas com foco nos serviços a serem oferecidos, à exemplo de consultas médicas, inclusive com especialistas, atendimento odontológico, emissão de documentos, orientação jurídica, informações sobre os programas sociais, incluindo o Bolsa família, além de palestras, ouvidoria municipal entre outros.
De acordo com o prefeito Luciano de Oliveira e Silva, “Esse evento que deverá acontecer no dia 1º de abril, é a forma mais democrática de diálogo com a população dos diversos cantos do município. Além de levar os serviços públicos até o cidadão, você leva a ouvidoria, acolhe reinvindicações e assim vai programando um governo cada vez mais participativo. O objetivo dessa ação é beneficiar e facilitar o acesso da população a vários serviços que são prestados pelo município e os órgãos parceiros. Hoje nós estamos muito felizes com o planejamento desse evento em parceria com a WIA Engenharia, que tem como foco principal, ajudar a comunidade a tirar suas dúvidas e conhecer os serviços que o município tem a oferecer”, disse o gestor.
A primeira reunião preparatória, aconteceu nesta segunda-feira (20), na Sala de reuniões da Secretaria de Educação de Boquira, com o objetivo de estabelecer metas e acolher colaboradores para a realização da “Feira de Serviços Públicos da Cidade”, evento que contará com a participação de servidores dos diversos setores da administração, com a parceria da iniciativa privada e da sociedade em geral. Estavam presentes servidores das diversas pastas, profissionais que estarão engajados na missão e os representantes da WIA Engenharia, que realizam a obra da adutora do Zabumbão, Thais Seixas e Mário Luciem.
O Secretário Municipal de Saúde, Alan França, figura que se destaca pelo histórico de serviços prestados à população boquirense, se pronunciou entusiasmado com o retorno agora muito mais forte da “Feira de Serviços Públicos da Cidade. “Para mim essa é uma tendência dos governos que pensam em estar no meio do povo, governando em sintonia com a população, ouvindo críticas, sugestões enquanto levam até o cidadão, serviços, atendimentos e ações que facilitam a vida das pessoas.”
Estiveram presentes na primeira reunião preparatória: o prefeito Luciano de Oliveira e Silva, o Secretário Municipal de Saúde Alan França, o Secretário de Administração Evandro Rego, além dos diversos profissionais, servidores, chefes de setores e como já citado, os representantes das empresas que tocam as obras da adutora. Na oportunidade, aproveitaram para comentar sobre a importância da realização da adutora do Zabumbão, que juntamente com a construção da Barragem do Rio da Caixa, proporcionarão segurança hídrica para toda população da região. Os representantes se colocaram à disposição, para colaborar no que for necessário pelo sucesso desse projeto, reafirmando o compromisso destas empresas com a participação na vida social do município.
O objetivo desta iniciativa, é proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações para os habitantes de todas as regiões. “Poderemos potencializar o atendimento à população e identificar situações que não chegam até os gabinetes ou secretarias. Existem informações importantes, especialmente nesse período de transição de governo, com mudanças nos programas sociais, enfim, nosso papel é orientar, servir e tirar as pessoas do risco social, protegê-las e inseri-las, assegurando-lhes seus direitos. Além dos trabalhos realizados de forma mais acessível, você aprende muito através da ouvidoria. Muitas vezes a gestão está pavimentando uma rua, no entanto, existe um detalhe dessa obra que não foi percebido, seja um esgotamento sanitário, um problema em determinada guia, a complementação de uma pequena praça, enfim, isso somente o morador terá condições de trazer para a discussão dentro da gestão. Por isso que, juntos, a prefeitura, com o apoio das empresas, e sociedade, estarão engajados nessa missão. A prefeitura já sinalizou que deve estender esse modelo também para as comunidades rurais, pois, para mim é uma nova tendência, uma nova forma de governar”. Enfocou Alan.