Além de se destacar com o que há de melhor em atrações, estrutura e ornamentação, o novo formato do São João, traz stands reais que remete nativos e visitantes às nossas origens sertanejas!
A Gestão municipal de Érico Cardoso, vem surpreendendo desde o início, com uma nova forma de governar. Prefeito e vice, assim como se postaram em campanha, permanecem até os dias atuais. No meio do povo, diariamente nas comunidades, vistoriando e literalmente colocando a mão na massa. Para moradores dos mais diversos cantos, inclusive antigos opositores, essa é a postura que o povo deseja em um gestor. Não à toa, que recentemente foi muito bem avaliado em pesquisas de opinião. Não pelo marketing interno que obviamente só divulga as coisas boas, pontos positivos de uma gestão, mas pelo povo da sede e área rural. Sem demagogias, indo de casa em casa, experimentando o café, ouvindo as aflições de cada família, comendo o feijão com os pobres e na mesma mesa simples do sertanejo, despachando, autorizando obras e serviços para cada uma das regiões.
Essa conduta inclusiva de uma gestão que se mistura com a população, desde os mais abastados aos mais humildes residentes nos distantes rincões, está sendo refletida também nos festejos juninos da sede, no “Arraiá de Água Quente”. Imagine-se chegando para ver um show da atração mais aguardada, cantores de renome nacional e no circuito da festa, presenciar a moagem da cana de açúcar, a distribuição de rapadura, no seu percurso até o palco, observar stands com tudo o que existe de histórico, as casas de taipa, a fabricação e distribuição gratuita dos tradicionais beijus, vez por outra, o próprio prefeito tocando os bois e distribuindo caldo de cana, servidores e colaboradores servindo café com bolo, enfim, as inovações no “Arraiá de Água Quente”, foram pensadas para avivar o espírito sertanejo, relembrar de onde viemos e quanto é rica a nossa cultura.
A festa que teve início nos primeiros dias de junho e se estende até o dia 18, promete recorde de público, afinal, são dezenas de bandas famosas, forrozeiros de respeito, artistas que todos querem ver. Muita organização, estrutura de primeiro mundo, que oferece conforto e muita segurança aos nativos e visitantes. No entanto, merece destaque nacional, toda a sensibilidade e criatividade dessa gestão, em trazer para a cidade em data tão marcante, as principais atividades de produção rural, contando ao jovens, AO VIVO, em tempo real, como tudo começou, com riqueza de detalhes, os moinhos, casas de farinha, fabricação de iguarias da roça, com direito a degustação, dão o exemplo de como organizar a devoção aos santos juninos no mais alto estilo, sem deixar morrer o folclore, a fogueira, o quentão e todas as coisas que nos encantam na cultura do sertão.
Você que ainda não teve a oportunidade de conhecer esse novo formato inclusivo dos festejos juninos, visite Érico Cardoso e se delicie com as quadrilhas mirins, juvenis e adultas, apresentações de reisados, samba de roda, cordelistas, e diversas outras manifestações da cultura local, além de conhecer os diversos cenários com atividades reais de artesanato, produção de mel, rapadura, farinha, exemplares dos animais típicos, réplicas das casas de sopapo, museus em praça pública e de quebra, curtir: João Bosco e Vinícius, Marcynho Sensação, Limão com Mel, Dorgival Dantas, Washington Brasileiro, dentre outros grandes nomes da música raiz da região.