Instituto IPEC divulgou nesta terça-feira(18) o resultado da nova pesquisa. Presidente obteve 50 pontos em uma escala de zero a cem.
A confiança dos brasileiros no presidente da República subiu ao maior nível desde 2012, segundo mostra pesquisa do Ipec. De acordo com o levantamento, o chefe do Executivo federal marca hoje 50 pontos em uma escala de zero (nenhuma confiança) a cem (muita confiança). O número de agora é nove pontos superior ao que foi registrado em 2022, último ano da gestão Bolsonaro.
O índice do Ipec atribui notas de zero a cem para 20 instituições. O presidente da República ainda aparece na parte de baixo do ranking, na 16ª posição, apesar da melhora registrada em 2023.
O início do governo de Lula também inspira mais confiança que o de seu antecessor. A administração federal marca 52 pontos na escala elaborada pelo Ipec, cinco a mais do que no ano passado e dois acima do registrado em 2019, primeiro ano do mandato bolsonarista.
Historicamente, os partidos políticos e o Congresso figuram nas últimas posições do ranking elaborado pelo Ipec. Na outra ponta, o Corpo de Bombeiros é considerada a instituição mais confiável já há 15 anos, com 87 pontos em 2023. Na sequência aparecem, ambos com 70 pontos, a Polícia Federal e as igrejas.