Essa queda interrompe uma sequência de altas que vinha ocorrendo ao longo do ano.
No Brasil, a inadimplência apresentou um cenário diferente ao registrar sua primeira queda em 2023. De acordo com os dados do mês de junho do Mapa de Inadimplência da Serasa, o número de negativados atingiu 71,45 milhões, representando uma redução de 450 mil pessoas em relação a maio (-0,63%). Essa queda interrompe uma sequência de altas que vinha ocorrendo ao longo do ano.
Além disso, o total de dívidas também apresentou uma diminuição, passando de 264,5 milhões em maio para 262,8 milhões em junho (-0,62%). O valor total das dívidas no último mês ficou em R$ 346,3 bilhões, com uma média de R$ 4.846,15 por pessoa. Esses números sinalizam uma possível melhora na situação econômica dos brasileiros e podem ser um indício positivo para o restante do ano.
A gerente do Serasa Limpa Nome, Aline Maciel, avalia que embora o cenário econômico ainda esteja desfavorável, com inflação e juros altos, a primeira queda na inadimplência do ano representa um dado significativo e que pode sinalizar melhoras na saúde financeira dos consumidores. “É importante ressaltar que o tema da inadimplência hoje é pauta do país através do programa Desenrola Brasil, do Governo Federal”, completa.