Nova pesquisa realizada no município, revela que principais candidatos da oposição não atingem dois dígitos na intenção de voto de momento.
Pela primeira vez, ao longo de décadas monitorando as tendências eleitorais, o Jornal e Instituto de pesquisas O Eco, detectou um cenário atípico na política do município de Ibipitanga. Enquanto o atual prefeito Humberto Raimundo (Beto), alcança 53% das intenções de voto dos entrevistados, os dois potenciais pré-candidatos da oposição, não conseguiram alcançar dois dígitos, ou seja, Edy Pan, ex-prefeito e Tõe de Xavier, ex-vice-prefeito, pontuaram com 9% e 8% respectivamente. Este é sem dúvidas, um fenômeno nunca antes visto no cenário de disputa já registrado pelas avaliações estatísticas do maior e mais conceituado Instituto de Pesquisas em atuação, o Instituto O Eco.
Longe de qualquer vaidade, temos a consciência e a honra de possuir credibilidade e confiança, ao ponto de sermos referência nesse segmento de pesquisas de opinião, em toda região sudoeste e diversos municípios do interior baiano, dentre as dezenas de cidades monitoradas, Ibipitanga sempre esteve inclusa, por fazer parte da nossa área de atuação jornalística. Os índices de acertos nos prognósticos divulgados são exatamente 100%. Um orgulho para todos os profissionais, que, apesar de todas as críticas e até questionamentos judiciais, provaram para a população e para a justiça que existe ética, transparência, seriedade e acima de tudo, compromisso com a verdade. Expondo números que com a apuração das urnas, se mostraram coerentes com os dados que foram colhidos junto aos entrevistados.
Nos dias 24 e 25 de julho, cumprindo com a sua obrigação enquanto veículo de comunicação referência em nossa região, o Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, destacou uma equipe de pesquisadores, chefe de campo e supervisores, para realizar mais um levantamento estatístico na sede e área rural de Ibipitanga, buscando colher a opinião de momento dos entrevistados, sobre como está se comportando a atual gestão, bem como, avaliando potenciais nomes para a disputa eleitoral de 2024. O trabalho estatístico ouviu 384 pessoas da sede e área rural, pelo sistema de amostragem entre os dias 23 e 24 de julho de 2023.
O resultado que podemos observar nos gráficos, indica a aprovação pela maioria da atual gestão administrativa e um favoritismo do atual prefeito, quando se trata das intenções de voto para 2024. Outro fator interessante detectado nessa pesquisa, é que, apesar do questionário aplicado não constar questões estimuladas (quando o entrevistador apresenta nomes para a escolha do entrevistado), o atual prefeito é indicado como opção de voto pela maioria. Evidentemente, que estamos há 15 meses do pleito eleitoral que definirá o próximo prefeito de Ibipitanga.
No entanto, percebe-se uma oscilação negativa nas intenções de voto para os potenciais pré-candidatos da oposição, se comparados a outros levantamentos estatísticos já realizados pelo Instituto O Eco. Os números oficias revelam que existe uma linha crescente no conceito da maioria sobre a atuação da gestão, especialistas avaliam que a administração de Ibipitanga tem avançado no opinião popular, pelo menos é o que mostra a mais recente pesquisa realizada de forma independente, por iniciativa própria do Jornal O Eco.