Tanto o INMET, quanto o Instituto Clima Tempo, prometem início das chuvas já para o dia 02, com precipitações pelo menos até 07 de novembro.
As previsões atualizadas para a semana do feriadão de finados, traz de volta o ânimo de agricultores e pecuaristas do sertão, em especial do Vale do Paramirim e região. O Dia de Finados (2), segundo os mapas meteorológicos, será marcado por chuvas em boa parte do interior baiano. As previsões indicam para a semana do feriado boas probabilidades de precipitações, iniciando de forma tímida no dia 02 com possibilidades de se ampliar nos dias seguintes, podendo ultrapassar 40 milímetros no acumulado de algumas cidades. Para as outras regiões da Bahia, são previstas chuvas em forma de pancadas, acima de 50 milímetros.
A semana deve começar com tempo quente e temperaturas elevadas, com expectativa de melhorias a partir do dia 03, em se confirmando as chuvas, aumento da umidade do ar e consequente diminuição do calor. O tempo com bastante nebulosidade e condições para novas pancadas de chuvas que se espalham nos municípios. Apesar da esperança em chuvas que aliviem a vida do sertanejo, o acumulado não deverá ser suficiente para equacionar a escassez de água, pelo menos nesse primeiro momento. Em Rio do Pires, por exemplo, seria benção se confirmar as chuvas previstas que poderão atingir 38mm somente no dia 06/11.
As chuvas poderão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Então, há risco de queda de galhos, e de interrupção de fornecimento de energia elétrica. Em função disso, estaremos atentos aos novos boletins de previsão de tempo, Segundo o Inmet, a partir de novembro, o volume de chuvas tende a se intensificar e se estender até o final de janeiro. O padrão de chuvas desse período está associado ao fator calor. Para Paramirim, o Clima Tempo já indica chuvas a partir desta terça-feira (31), com cerca de 5mm de precipitações. No entanto, o que se torna mais provável, é que pelo menos durante a semana, as primeiras chuvas aliviem situações delicadas, como em Oliveira dos Brejinhos, onde estão previstas pancadas de chuva que podem acumular acima de 38mm entre os dias 03 e 08 de novembro.