Governador sofre críticas e desgastes junto aos eleitores fiéis, ao se expor em fotografias ao lado de políticos direitistas derrotados que com a “ponga’” almejam cargos em 2024.
A maioria dos leitores já deve ter ouvido falar sobre as peripécias de políticos desgastados ou com pouca moral junto ao eleitorado dos seus respectivos municípios, por terem se posicionado como direitistas de carteirinha e que, no atual cenário, com governador e presidente de esquerda, eleitos exatamente com os votos dos pequenos municípios do nordeste, estas figuras, os famosos “papagaios de pirata”, fazem de tudo para aparecer nas fotografias e até vídeos, colados à imagem de Jero, que por ser espontâneo e gostar de gente, torna-se vítima fácil dessas velhas artimanhas dos caras de pau, em eventos públicos ou em reuniões “ajeitadas” por deputados e babões, que tentam enganar o povo.
Ao longo de quase 30 anos de atuação no jornalismo e assessoria de marketing político, observarmos que essas tentativas de conturbar a opinião pública, quase nunca colaram ou surtiram efeitos positivos, tendo como resultado a ampliação dos votos na urna. Afinal, com o povo cada vez mais politizado, a interferência do governo do estado ou federal, em eleições municipais, só funciona através da injeção de recursos, realização de obras e benefícios, coisas que institucionalmente só é possível através de convênios entre estado e prefeituras. Até existem parcerias com associações, sindicatos e obras diretas realizadas pelo governo. No entanto, sabendo que já se desgasta com uma única fotografia ao lado de direitistas, perdendo inclusive, votos de esquerdistas radicais, dificilmente o governador facilitaria a vida de quem não comeu poeira com ele.
É natural que no currículo de desgaste e na maioria das vezes, derrotas dos “papagaios de pirata” , pagar mais um mico, “não é nada”. Se vangloriam nas redes sociais, orientados de forma completamente equivocada por assessores estúpidos, que provocam efeitos contrários ao bom desenvolvimento de uma pré-campanha. Enquanto deveriam estar debruçados em projetos para a cidade, insistem em furar filas, recebendo hostilidades de quem conhece a trajetória de cada liderança, forçam situações vexatórias, para conseguirem o Clik com Jerônimo, imaginando levar um trinfo para as suas campanhas, triste engano. Não é raro observar, eleitores médios que estavam propensos em votar, desistirem dos tais candidatos pela postura humilhante, pela tentativa vulgar de tapeação.
O eleitor independente, aquele que de fato decide as eleições municipais, está ávido por candidatos íntegros e verdadeiros, cuja postura, ideologia e comportamento correspondam com as virtudes mínimas para um gestor. Entre os requisitos exigidos, está a bandeira da verdade e da ética. Essas atitudes dos “papagaios de pirata”, antes da largada eleitoral, denotam desvio de conduta e evidente trapaça eleitoral. Afinal, será que imaginam um povo sem memória? Eleitores incapazes de enxergar manobras tão ardilosas e repugnantes em homens públicos?
Esse é o caso de políticos decadentes como o ex-prefeito de Paramirim, que devido a uma sequência de derrotas e desacertos políticos, não possui hoje sequer um grupo político forte e coeso. Também é o caso de um dos piores prefeitos que Macaúbas já experimentou, Aloísio Rebonato, Bolsonarista que também amargou derrota com ACM Neto, o ex-prefeito de Boquira Luís Machado e seu grupo político, que afundaram Boquira em dívidas, tal qual um camaleão, imagina que uma foto com Jerônimo no perfil vai apagar o seu passado sombrio na política local e a sua fragorosa derrota recente ao apoiar ACM Neto e Bolsonaro. E assim vai seguindo a lista dos “papagaios de pirata”, na região. Existem novatos, barrigas verde, que levados pelo grupo derrotado em Rio do Pires, também Bolsonarista e eleitor de ACM, embarcou na onda das fotos e vídeos com o grupo do governo.
Mais grave e ridícula, é a situação do atual prefeito de Rio de Contas e sua vice-prefeita, ambos direitistas de carteirinha. Cristiano Azevedo, que além da cara de pau de subir no palanque de Jerônimo depois de ter atacado cruelmente o governador em lives, tentando carregar um poste sem luz como candidata (Dona Iu), se humilha, jurando fidelidade ao grupo liderado pelo PT da Bahia. Como se não bastasse a vergonha pública, no último final de semana, protagonizou uma das cenas mais patéticas e escandalosas que se tem notícia, em explícita autopromoção, aparentemente embriagado, subiu ao palco no aniversário da cidade, festa paga com dinheiro público, tomou o microfone do cantor, errou o nome da atração principal e segundo fontes idôneas, foi parar no hospital. Dizem as más línguas que os sintomas são de desespero.
Em resumo, apesar de já esperadas tais atitudes de políticos às vésperas de uma eleição municipal, fica a dica, para que tá feio!