Pré-candidato da oposição Célio Evangelista, pontua com 53,7% das intenções de voto para prefeito em 2024 e abre 21,8 pontos percentuais de vantagem da candidata do prefeito que tem hoje 31,9% das intenções de voto.
Antes mesmo de entrarmos em 2024, ano que acontecerá as eleições municipais, pessoas mal-intencionadas se aproveitam dos últimos dias antes de se tornar obrigatório o registro junto ao TSE, de todas as pesquisas eleitorais a serem divulgadas, para no apagar das luzes, divulgarem verdadeiras aberrações, números inverídicos, totalmente fora da realidade de cada município, no intuito de mais uma vez, tentarem “alavancar” pré-candidaturas que não possuem maioria junto a opinião pública. Antenado com os acontecimentos e se antecipando à essas manobras típicas de gente que joga rasteiro, empresas e pessoas conhecidas por manipularem resultados surreais, o grupo O Eco, esteve realizando em todos os municípios da região, pesquisas idôneas, imparciais e independentes, para que a verdade fosse reestabelecida em casos de tentativas de postagens fakes, transvestidas em pesquisas.
Na manhã deste domingo (24/12), em mais uma tentativa desesperada de vender uma falsa realidade, circulou em Rio de Contas, gráficos atribuídos a uma suposta pesquisa que diferentemente da realidade já apurada por diversos levantamentos estatísticos, indicam uma das maiores discrepâncias já registrada, quando inverte posições e atribuem liderança a quem é mais rejeitadas. A boa notícia é que, muito provavelmente, a resolução do TSE, que regulamentará as eleições municipais de 2024, poderá facilitar o pedido de contraprova, ou seja, permitir que um Instituto cujo histórico seja ilibado, possa ser acionado para nesses casos de reclamações sobre fake news, realizar um novo levantamento estatístico e atestar a veracidade ou desacreditar aqueles que costumeiramente, praticam ilegalidades em pesquisas eleitorais.
Isso ocorrendo, será muito mais fácil banir do mercado elementos e empresas que se utilizam de má fé na tentativa de iludir o eleitor, cometendo crimes contra a democracia e manchando a imagem da imprensa séria que colabora com a informação verdadeira, doa a quem doer. O Jornal O Eco, realizou entre os dias 22 e 23 de dezembro, o mais recente levantamento estatístico na sede e área rural do município de Rio de Contas e os números apurados confirmam as tendências anteriores, indicando o pré-candidato da oposição liderando a corrida na pré-campanha, com 53,7% das intenções de voto, seguido da atual vice-prefeita dona Iu com 31,9%. Os que declaram não terem intenção de votar em nenhum dos nomes são 3,2%. Uma margem de 11,2% não soube ou não quis opinar. O Eco avaliou também a aprovação do atual governo municipal e índices de rejeição dos nomes apresentados.