A partir de agora é oficial! Diversas regras já estão valendo e a fiscalização da Justiça Eleitoral pode punir muitos desvios de conduta.
Apesar de ainda não terem sido divulgadas as Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que irão regulamentar todas as ações de partidos, empresas jornalísticas, pesquisas eleitorais e postura dos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores, juízes já podem fazer funcionar a caneta contra exageros, desvios de conduta e irregularidades que forem de fato praticadas. Mesmo ainda sem as novas resoluções eleitorais para o pleito municipal de outubro de 2024, muita gente pode ser punida. Fica o alerta, de que antes de agir consultem suas assessorias de marketing, assessoria jurídica e toda cautela nesses meses é pouco para que não tenham dores de cabeça e punições severas antes, durante e até depois das campanhas eleitorais. Afinal, são cada vez mais comuns os casos de processos judiciais que cassam mandatos de prefeitos e vereadores que cometem irregularidades durante o processo eleitoral, ganham, as vezes tomam posse e depois são retirados dos cargos, cassados por ilícitos cometidos na disputa.
Portanto, é hora de potencializar as pré-campanhas, dentro do que é legal, pois, os regramentos jurídicos delimitam o que pode e o que é proibido durante os meses de janeiro a junho de 2024. O Eco recomenda aos futuros candidatos, que busquem profissionais éticos e responsáveis, que conheçam as leis e que estejam atentos às suas publicações nas próximas semanas, nos próximos meses desse ano eleitoral. Vale ressaltar, que esses profissionais estão cada vez mais raros, devido à grande demanda. É hora de definirem as chapas partidárias, afinal, o quanto antes isso estiver resolvido, mais tempo terão para a pré-campanha, indicação de nomes evitarão que eventuais disputas internas se prolonguem, atrapalhando o foco principal, que é a apresentação e visibilidade de pré-candidatos, que serão avaliados pela opinião pública.
É tempo de aprimorar planejamentos, averiguar posições, aceitação e rejeição de nomes através de pesquisas idôneas e comprovadamente verdadeiras, pois, já vemos se arvorarem mequetrefes, “supostos institutos” sem qualquer histórico, que são criados com o objetivo de mentirem, não só para a população, como também para prefeitos e pré-candidatos, apresentando-lhes táticas furadas com números falsos, induzindo até grupos políticos experientes a crerem que ainda é possível enganar, tocar uma campanha eleitoral, utilizando o jogo rasteiro que recentemente derrotou inclusive Bolsonaro e ACM Neto, pois na era da informação, com a população cada vez mais politizada, é furada acreditar em pesquisas fajutas para ajudar alavancar. Os resultados das urnas já deixaram isso muito bem evidenciado e até falsos “mitos” com a cara no chão depois da apuração.
Raramente um pré-candidato obterá sucesso nas urnas, sem profissionais tarimbados, conhecedores da realidade regional e dispostos a mostrarem a verdade sempre, sem maquiagens e com números frios, tanto o Marketing, como a consultoria política, a assessoria jurídica e Institutos de Pesquisas confiáveis, fazem parte de ferramentas indispensáveis, não somente nas grandes cidades, como também nos pequenos municípios. Uma campanha ou pré-campanha comandada por amadores, sob o comando daqueles famosos “babões” do poder, analfabetos políticos, que quase sempre baseados no senso comum, terá muito mais chances de fracasso. Ninguém nos dias atuais, em sã consciência permite elementos trapaceiros, que vendem ilusões em uma campanha, como também é suicídio permitir o achismo, o oba-oba de deputados, que só trazem “notícias boas”, através das já descartadas campanhas sem rumo. Quem planeja e é bem assessorado, possui muitas vantagens e orientações seguras, especialmente quando o que está em jogo é a tendência eleitoral, estudar, conhecer e interpretar a opinião do público que dará o veredicto final em 06 de outubro.
Realmente não é fácil encontrar no mercado regional, profissionais de alto gabarito, que reúnam experiência, conhecimentos e expertise de marketing, amplo conhecimento jurídico/eleitoral, publicitários que possuem técnicas aprimoradas e saibam adequá-las à realidade de cada município, empresas cujo histórico falam por si. Estas equipes estarão atarefadas com a grande demanda que assumiram e fica cada dia mais raro encaixar gente boa a confiável nas campanhas locais. Existem grupos especializados e respeitados no interior baiano, que já são disputados por muitos pré-candidatos e infelizmente, resguardando o compromisso de atender satisfatoriamente os clientes e parceiros de longas datas, não estarão disponíveis para novas assessorias.