Coordenado pela SS Assessoria e consultoria, encontro teve a organização dos CMDCAs – Conselhos dos Diretos das Crianças e dos Adolescentes e apoio total das Secretarias Municipais de Assistência Social.
As manifestações de aplausos e elogios posteriores a organização, dinâmica e conteúdo do curso intensivo que reuniu Conselheiros eleitos dos três municípios de Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas, tocaram o íntimo até de gente gabaritada, como o professor/doutor pela UESB – Universidade do sudoeste da Bahia, Advogado, Carlos Alberto Marciel Públio, especialista na área de Ciências Sociais e da sua colega, professora/Doutora Lucimeire Passos, ambos do NDCA da UESB, que foram os palestrantes do encontro.
Conteúdo adequado, muitos ensinamentos e especialmente, interpretações valiosas sobre artigos do ECA, que agradaram de forma geral, não somente aos Conselheiros Tutelares, como também aos servidores, Secretários, membros e Presidentes dos Conselhos. O curso ocorreu como fase obrigatória para os eleitos, contando com a participação dos conselheiros titulares e suplentes, que deverão atuar no mandato 2024/2027. Os novos representantes passaram o fim de semana ouvindo e discutindo sobre temas que os deixaram ainda mais preparados para o exercício da função.
Nem mesmo a carga horária “puxada” tirou a empolgação dos participantes, que absolveram conteúdos com temas indispensáveis “Contexto Históricos dos Direitos da Criança e Adolescente, a Legislação Municipal, sistema de garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, atribuições do Conselho Tutelar”, Justiça Restaurativa e aspectos práticos do exercício da função do Conselheiro Tutelar, dentre outros assuntos de extrema relevância, foram abordados de forma simplificada, com a maestria de quem domina a arte e sabe repassar conhecimentos.
A SS Assessoria e Consultoria Social, que tão brilhantemente auxilia as pastas nestes três municípios, buscando ofertar um encontro com mestres, comprovadamente reconhecidos em toda a Bahia e ao mesmo tempo, viabilizar a troca de experiências entre Conselheiros destes municípios irmãos, ao tempo em que diminuiu consideravelmente os custos para uma jornada dessa magnitude, idealizou o treinamento em Boquira, com a recepção dos demais municípios na Câmara Municipal, tendo como anfitriões ilustres, o Secretário Municipal de Administração Evando Novais Rego e o Secretário Municipal de Assistência Social Manoel Luís(Lula), que deram as boas-vindas em nome do prefeito. O resultado não poderia ser outro, sucesso absoluto, compartilhado por todos os presentes.
A capacitação teve também como objetivo, apresentar e estreitar os vínculos dos Conselheiros com toda a rede de proteção à criança e ao adolescente. Apresentando soluções integradas para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, com foco na atuação dos Conselhos Tutelares, o aperfeiçoamento e formação profissional, palestras, oficinas e workshops sobre temas relevantes para o exercício da função, dentre os quais se destacaram: a legislação, ética, direitos humanos, rede de proteção, medidas de proteção, medidas socioeducativas, entre outros. Metodologias participativas e dinâmicas envolveram os participantes que externaram felicidade com o aprendizado.
Para Sandra Neves, CEO da SS Assessoria e Consultoria Social, “é um orgulho erguer pontes nessa missão de contribuir para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, por meio de serviços de qualidade e excelência, que promovam o desenvolvimento profissional e institucional dos Conselhos Tutelares”. A empresa que é gerida por uma das mais renomadas especialista em Serviço Social do Vale do Paramirim, conta com equipes multidisciplinares que se destacam nos municípios que atuam, auxiliando cada profissional ou grupo de serviço, que por sua vez, possuem ampla experiência e conhecimento na área da infância e juventude. Vale ressaltar também, toda doação e comprometimento das presidentes dos CMDCAs, Kátia, de Oliveira dos Brejinhos, Cristiane, de Boquira e Ludmilla de Brotas de Macaúbas verdadeiras guerreiras voluntárias na defesa dessa nobre causa, bem como todos os demais membros efetivos e suplentes.