“Menino dos olhos verdes, é Hiran na cabeça meu povo!”, Disse o prefeito no palco oficial dos festejos.
Um fato surpreendente ocorrido na noite do último dia dos festejos de São Pedro no município de Rio do Pires, ainda repercute na região, fazendo viralizar nas redes sociais, o vídeo em que o prefeito Vânio de Gildásio (PP), utilizando toda estrutura pública da festa e aproveitando a presença de grande público no show do cantor Tayrone, pegou o microfone e apesar de reconhecer que estamos em um ano eleitoral, o que demonstra que o gestor estava ciente das vedações legais quanto ao abuso de poder político e das proibições quanto a propaganda política antecipada, aparentemente revoltado com a estrondosa vaia de parte do público presente, bradou em alto e bom som: “Rio do Pires! Menino dos olhos verdes, é Hiran na cabeça meu povo!” Fazendo clara alusão ao pré-candidato do seu grupo, Hiran Mendonça.
VEJA O VÍDEO:
Nossa reportagem tentou contato com o prefeito e com a sua assessoria, mas infelizmente não obtivemos êxito. O fato lamentável ocorreu na noite de 2 de julho, quando o prefeito de Rio do Pires, Vânio (PP), aparentemente com a intenção de falar sobre as festas e suas atuações para que o evento ocorresse com sucesso, perdeu a compostura ao perceber a manifestação contrária do público que queria ver o show. Vânio então se exaltou e como se estivesse em um palanque na campanha eleitoral, fez as declarações explícitas. Infelizmente, um comportamento abusivo e ilegal, que deve ser evitado por gestores e demais servidores. Mesmo não sendo mais candidato, o prefeito pode responder por supostos crimes eleitorais, conforme preconizam a Lei e as resoluções que regem o pleito municipal de 2024.
O episódio envolvendo a vaia pública na última noite do tradicional festejo de São Pedro em Rio do Pires, acende o alerta para a necessidade de maior compostura e cuidados na observância do que determina a Lei das eleições e todas as regras que buscam manter o equilíbrio, a decência e a legalidade nas ações de homens públicos, em especial nesse período eleitoral, para que a disputa não sofra desequilíbrios que beneficiem pré-candidatos, inclusive com o uso da máquina pública, como parece ter sido o caso no vídeo que foi enviado a nossa redação.
Especialistas na área do direito eleitoral, ouvidos por nossa reportagem, para que emitissem opinião sobre o vídeo, concordam que, caso haja alguma representação judicial, também o artista (Cantor Tayrone), poderá ser acionado para que se pronuncie sobre o episódio, uma vez que, no mesmo vídeo em questão, o artista endossa as palavras do prefeito e ainda anuncia o então “produtor Eduardo” supostamente ligado a prefeitura como candidato a vereador.