Clima começa a esquentar ao ponto de candidatos exagerarem nas redes sociais e nas visitas aos eleitores. Tem gente que perde peso e aqueles cujas camisas já não fecham mais
Definitivamente entramos no período mais acirrado das campanhas eleitorais, afinal, restam apenas 30 dias para que os eleitores decidam os destinos da gestão pública e quem vai ocupar o legislativo municipal. De agora em diante as coisas tendem a se afunilar, inclusive nas pesquisas de opinião, percebe-se maiores definições na intenção de voto, diminuindo o número de indecisos e a cristalização vai emergindo a favor dos nomes escolhidos. Ainda é possível ocorrer mudanças? sim! No entanto, na maioria dos casos, a cada dia passa e a distância para o pleito diminui, torna-se mais perceptível os movimentos do eleitorado, seja nas redes sociais, ou nas manifestações de rua.
Infelizmente, esse é um período em que se percebe maior entusiasmo na militância, candidatos e apoiadores, ao ponto de ocorrerem exageros, xingamentos, ataques e, fugindo da postura coerente que deveria permear a disputa no campo das ideias, ocorrem baixarias, calúnias, difamações e crimes contra a honra. Também é nesse período que antecede as eleições que muitos, por iniciativa própria ou incentivados por outros, cometem atos insanos, publicando e disseminado mentiras, fake news, atribuindo a militantes de outros grupos, atos que não podem provar. São ações praticadas no calor da política, que geram demandas judicias, punições e outras consequências, exposições das quais irão se arrepender depois de findado o pleito e a vida retomar a sua normalidade, sem o bafafá da política municipal.
Pois bem estimados cidadãos de todos os municípios da nossa região e desse imenso estado da Bahia. Restam apenas 30 dias para as eleições municipais de 2024, já observamos que muitos candidatos estão se dedicando tanto às “visitas” que já não sabem mais o que é uma refeição saudável em horário correto, muito menos um boa noite de sono há dias. Em muitos casos, além de piorar a saúde, “especialmente os Idosos” que além além de perderem peso, estão se desidratando no que diz respeito ao capital de votos. Outros, que também na maratona eletrizada, ganham peso e já não cabem mais nas roupas! Quando a coisa está favorável, a correria de encontros nas casas dos eleitores vem com muita conversa… e muitos pratos cheios. Enfim, para candidatos e militantes próximos, na corrida eleitoral com dias contados o que não pode é parar, e as estratégias seguem criativas!
A um mês das eleições municipais, a população se prepara para escolher o novo prefeito e vereadores que irão representar cada cidade pelos próximos quatro anos. O pleito ocorrerá no dia 6 de outubro de 2024, Com a aproximação da data, os eleitores já podem tomar algumas medidas práticas para garantir uma votação tranquila. Uma das recomendações é baixar o aplicativo E-Título, caso ainda não tenham feito. O app, além de facilitar o acesso às informações eleitorais, pode ser utilizado como documento oficial no dia da votação. Outra dica importante é preparar a tradicional “colinha” com os números dos candidatos. Essa prática ajuda a agilizar o processo no momento da votação, evitando erros na hora de digitar os números na urna. Além disso, é fundamental confirmar com antecedência o local de votação. Essa consulta pode ser realizada tanto pelo aplicativo E-Título quanto pelo site do TSE, garantindo que o eleitor saiba exatamente onde deve comparecer no dia do pleito.