O que vem por aí na composição de chapas e novas diretorias de importantes entidades que prestam serviços aos municípios
Para além do compromisso de levar a informação verdadeira e confiável, o grupo O Eco de comunicação, se preocupa e atua de forma incisiva nas decisões que envolvem entidades representativas, que por sua vez, gerem recursos públicos. Ainda nem foram diplomados os novos gestores, cujas posses acontecerão em 1º de janeiro e os nossos profissionais já estão em campo, colhendo informações, checando fatos, buscando entender posicionamentos de líderes influentes, prefeitos e diretorias destas entidades, que obrigatoriamente passarão por mudanças no seu quadro administrativo já no início de 2025, para que sejam conhecidos os novos comandantes da UPB – União dos Municípios da Bahia e dos chamados Consórcios de Saúde, que administram as Policlínicas. Nessa empreitada, já se observa movimentações de pretensos candidatos e apoiadores, na luta que objetiva agregar gestores de regiões e do estado, fortalecendo grupos de lideranças importantes para a disputa.
A eleição da UPB, apesar da razoável distância para que esse pleito aconteça e decisões se concretizem, enganam-se os que pensam que nada está rolando nos bastidores. Conversas entre prefeitos eleitos e reeleitos, assessores de entidades, que inclusive negociam posições estratégicas nos consórcios regionais, para garantirem o apoio de blocos na eleição da UPB. Nesse momento, segundo informou o atual presidente da entidade, Quinho, prefeito de Belo Campo, existem pelo menos oito nomes postos, que aguardam apoio dos líderes. Mesmo que neguem, o governador Jerônimo e o Senador Otto Alencar, já estão analisando possibilidades. Existe inclusive campanhas já lançadas, como externou o ex-presidente Zé Cocá, declarando apoio ao prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), há quem aposte que o novo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano terá a benção dos caciques e virá forte. No entanto, existem nomes também competitivos em outras frentes.
Em nossa região, surge o nome do jovem prefeito reeleito de Ituaçu Phellipe Brito, que deixará a presidência do Consórcio de Saúde de Brumado e já está em campanha pelos municípios da Bahia, com foco na UPB. Phelipinho, que inclusive comunicou sua decisão ao governador, defende que a UPB seja uma casa para que todas as regiões da Bahia estejam representadas, ele é um entusiasta das discussões de pautas que exigem coragem e determinação do futuro presidente para criar embates, seja com o governo federal, seja com o Governo do Estado ou com outros órgãos em defesa dos interesses dos prefeitos e municípios. “Entendemos que a UPB é a uma das maiores congregações de gestores do Brasil e pode fazer muito mais pelos municípios da Bahia, defendendo demandas importantes e urgentes.”
Quanto à eleição que determinará o novo presidente do Consórcio de Saúde de Brumado, nomes já são cogitados, como o do prefeito reeleito de Macaúbas, Aloísio Rebonato, também demonstra interesse, o novo prefeito de Boquira, Alan França, que há décadas atua na área e quando questionado pelo Jornal O Eco sobre o assunto, não negou que se houver possibilidade de diálogo com os demais prefeitos, estará pronto para colocar o seu nome para apreciação. Alan também deve ser confirmado como Presidente do Consórcio Chapada Velha, pois conta com o apoio de diversos prefeitos eleitos e reeleitos da sua região.