Veículo transportava mais de 40 pessoas em um passeio ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares quando apresentou falha mecânica e motorista perdeu o controle da direção.
Ao menos 17 pessoas morreram em decorrência do acidente envolvendo um ônibus que caiu em uma ribanceira na cidade de União dos Palmares, interior do estado de Alagoas, no início da tarde deste domingo (24). O governo de Alagoas havia divulgado que 23 pessoas morreram no acidente, mas a informação foi corrigida ainda na noite de domingo (24).
Segundo os Bombeiros, o acionamento aconteceu por volta das 15h para atendimento a ocorrência. Ao todo, o veículo transportava cerca de 40 passageiros. Além dos Bombeiros, viaturas do SAMU e um helicóptero de apoio aéreo de Maceió atuaram no resgate para socorrer às vítimas. Cerca de 30 feridos foram retiradas do local com dificuldades devido ao local íngreme e encaminhados ao Hospital Regional da Mata e outros estabelecimentos de saúde da região.
Segundo a Prefeitura de União do Palmares, todos os esforços possíveis estão sendo feitos para prestação de socorro às vítimas. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, divulgaram notas lamentando o acidente e as mortes causadas.
O ônibus escolar cedido pela prefeitura seguia com destino ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontece o projeto Pôr do Sol na Serra, com atrações artísticas e culturais, todos os domingos do mês de novembro. A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco lamentou o acidente na Serra da Barriga e prestou sua solidariedade às famílias das vítimas (veja nota na íntegra abaixo).
“Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares do trágico acidente que ocorreu na tarde de hoje na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
As vítimas estão sendo atendidas pelas unidades de União dos Palmares, com suporte do Governo do Estado de Alagoas.
Em um mês tão importante para todo país pelo mês da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente.
Rogo pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível.”
Anielle Franco