2º maior partido em votos na Bahia, o AVANTE reuniu prefeitos para maior aproximação e alinhamento de projetos dos municípios com o governo.

Como não poderia ser diferente, após a extraordinária vitória nas urnas, o diretório estadual do Avante promoveu, nesta segunda-feira (25), um encontro com os prefeitos e prefeitas eleitos nas eleições de 2024. O evento teve como foco “preparar os gestores para os desafios da administração municipal” e “alinhar relacionamentos com toda a cúpula do governador Jerônimo Rodrigues (PT)”. A legenda se destacou no pleito deste ano, sendo a que mais cresceu proporcionalmente no estado, elegendo 60 prefeitos. Após a ruptura com o PP, o grupo petista na Bahia fortaleceu o Avante e entregou a presidência do partido ao ex – progressista Ronaldo Carletto, que certamente brigará por uma vaga na chapa majoritária em 2026.

Presentes e muito atuantes, os prefeitos eleitos, João Ricardo de Paramirim e José Marcos de Rio do Pires, aproveitaram a estadia e o encontro que ocorreu no Quality Hotel, no bairro Stiep, em Salvador, para reivindicarem benefícios e recursos para os seus municípios, bem como um tratamento igualitário no governo de Jerônimo, uma vez que são aliados e merecem receber toda atenção nas diversas Secretarias Estaduais, autarquias e demais órgãos, tendo seus projetos viabilizados e liberados para o bem da população. “Não acredito que vá existir qualquer distinção entre os prefeitos e municípios aliados do governo, pois estamos unidos e temos um projeto em comum.” Disse Dr. João Ricardo.

Além do anfitrião Ronaldo Carletto, presidente da legenda, também marcaram presença o governador Jerônimo Rodrigues (PT), seu vice Geraldo Jr (MDB) e o senador Jaques Wagner (PT-BA), além de deputados federais e  estaduais da legenda.  Todos enalteceram o desempenho do Avante, a segunda legenda que mais elegeu prefeitos, atrás apenas do PSD. Proporcionalmente, foi a sigla que mais cresceu, depois de sair vencedora em 60 prefeituras. Além disso, o partido também elegeu 36 vice-prefeitos e 472 vereadores na Bahia, o que marca o bom desempenho nas eleições municipais de outubro.

Para José Marcos, prefeito eleito de Rio do Pires, “o que aconteceu durante o período eleitoral deve ficar no passado, afinal, somos lideranças civilizadas e temos consciência de que política se faz com diálogo e convencimento. Na condição de prefeito irei manter e estreitar entendimentos com o governo estadual e governo federal. Desde a nossa vitória em 06 de outubro, quando a maioria da população decidiu nas urnas quem seria o novo prefeito, fomos sempre muito bem recebidos pelo governador, parlamentares e demais representantes. É nosso dever manter um relacionamento institucional saudável e produtivo, que resulte em parcerias fortes pelo bem do nosso povo de Rio do Pires”. Enfocou Zé Marcos.

Jerônimo destacou que o evento “ fortalece uma parceria importante na construção de uma Bahia melhor para todos”.  Já Ronaldo Carletto, relembrou que o partido agora merece espaço. Atualmente, o Avante ocupa a Secretaria de Agricultura, com Tum, mas deve aumentar a participação na reforma administrativa que ocorrerá nas próximas semanas. “O Avante veio para somar com o governo. Evidente que o partido cresceu, é o segundo maior da Bahia em número de prefeitos, vereadores e vice-prefeitos. Qualquer espaço que vier será bem vindo. Participar do governo é uma consequência, já participa hoje com a Secretaria da Agricultura, sem dúvidas a gente vai participar mais da gestão estadual”, destacou.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou o pleito do Avante por mais espaços, garantindo a Carletto, que já está avaliando o cenário para atender o pedido da sigla, que merece posição de destaque. Quanto às reivindicações dos prefeitos, por mais atenção, respeito e igualdade no atendimento das demandas, o governador ressaltou  que “sem dúvidas isso será plenamente atendido, estamos no mesmo barco, tenho a confiança no apoio do Avante, que já marcha conosco com objetivos em comum”. Garantiu.