“A sua trajetória será minha inspiração no comando da administração”; diz prefeito eleito Dr. João Ricardo.
Gilberto Martins Brito (Beto), que está em seu terceiro mandato como prefeito de Paramirim, deixa daqui a 22 dias, o comando do executivo municipal, tendo percorrido uma brilhante carreira política, pautada na ética, na moral e nos bons costumes. Após lutar bravamente contra um sistema opressor no passado, não obteve êxito em 1988. No entanto, marcou na história de Paramirim, o início de uma caminhada pela transformação, conscientizando famílias, indicando caminhos e apresentando ideias seguras e viáveis. Conduzido pela massa popular, que acreditou na mudança, Beto foi eleito em 1992, assumindo a Prefeitura pela primeira vez no ano de 1993 e, à época, realizou a implantação de diversos projetos, no intuito de moralizar a gestão pública e devolver a dignidade, confiança e a certeza na população, de que o trabalho produz riquezas e dias melhores para todos.
Como ainda não havia a possibilidade de reeleição, Beto indicou e elegeu seu sucessor, que pouco tempo depois, por desentendimentos nos ideais que motivaram o grupo, o então prefeito rebelou-se contra Beto e parte do grupo. Ainda nesse intervalo de tempo, pelo reconhecimento alcançado em Paramirim, Beto ganhou prestígio a nível de estado, tendo sido eleito deputado estadual, com atuação marcante na Assembleia, Secretário de Estado e até Interventor no município de Jandaíra, indicado pelo governo do estado. Apesar de ter sofrido retaliações por parte do grupo que ele ajudou a eleger em Paramirim, Betão teve a resiliência, serenidade e paciência, para, no momento certo, retornar nos braços do povo, para derrotar a oligarquia que havia se formado no poder municipal e reassumir a prefeitura, devolvendo mais uma vez a moralidade, honradez e a credibilidade.
Com uma gestão impecável entre 2016 a 2020, Gilberto Brito provocou um verdadeiro salto de qualidade no atendimento ao público, na realização de obras e equipamentos públicos, reconstruindo toda frota de veículos e máquinas, estruturando estradas, recuperando prédios públicos, refazendo toda estrutura de abastecimento de água, eletrificação, estradas, educação e especialmente na saúde, desmistificando a forma de atendimento assistencialista e promovendo igualdade e acessibilidade a todos os filhos da terra. Sua reeleição foi tida como um tira-teima eleitoral, pois, o ex-prefeito alardeava que essa seria uma luta frente a frente, entre os maiores líderes. Beto mais uma vez venceu bem as eleições para dar sequência no seu mandato 2021/2024 nesta gestão, concluiu uma série de projetos grandiosos, obras de grande vulto, seja na parte estrutural, ou de atendimento, serviços essenciais mais próximos do cidadão, humanização total na saúde, valorização do homem do campo, focando esforços na construção de estruturas urbanas, conforto e dignidade para as comunidades.
Com a sensação do dever cumprido, depois de uma trajetória irreparável na vida pública, Beto, que após mais uma vez derrotar o seu principal adversário político, tendo feito sucessor, Dr. João Ricardo, atual vice-prefeito e homem de extrema confiança, não somente de Beto, como da maioria esmagadora da população, que acompanha o seu trabalho diário, sua competência e seu comprometimento com o bem da terra, conferindo-lhe vitória histórica, pela continuidade do trabalho e da moralidade em Paramirim. Diante dos fatos recentes da história política do município, pode-se afirmar que, para além dos destaque de Gilberto Martins Brito, que escreveu seu nome na história, também a participação de Dr. João Ricardo que dentro de alguns dias assume o comando, a cidade e todas as comunidades foram beneficiadas com a verdadeira transformação que impactou positivamente na vida das famílias paramirinhenses.
Prestes a adentrarmos em um novo período administrativo, as sondagens do jornal O Eco concluíram que Beto deixa um legado de trabalho, enfrentamento, coragem e moralidade, tendo colaborado para que Paramirim alcançasse um patamar de destaque regional. Ele deixa como herança não somente benfeitorias e comprometimento para com o bem da terra. Nessa reta final, ainda com dezenas de realizações a serem entregues, fica a certeza de que a população está contente e muito mais esperançosa na continuidade. “Vivo a alegria de ter participado de um governo do bem, tenho a consciência tranquila de que tudo o que Beto realizou de bom, ele buscou a construção de uma cidade mais igualitária e melhor para se morar. Ele é nosso espelho e desejo seguir os seus exemplos”.
Vale ressaltar que, para coroar o fechamento da gestão atual, a prefeitura pagou a primeira parcela dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (FUNDEF), no valor de R$ 6.061.332,58. O montante foi distribuído entre 256 profissionais da educação básica da rede pública do município. Ao todo, serão três parcelas. A próxima está programada para 2025, já na gestão de Dr. João Ricardo, assim como a última parcela em 2026, aguardando repasses do Governo Federal. Os precatórios são valores que deveriam ter sido repassados aos Estados e Municípios pelo Governo Federal entre 1998 e 2006, mas que não o foram devido a erros de cálculo. Esses recursos, reconhecidos judicialmente, são destinados a professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e secretários escolares que atuaram na educação básica durante o período mencionado.