Nossa reportagem flagrou o diretor do CIRETRAN de Paramirim, Ivan da Silva Santos, acompanhado de amigos, num bar nas imediações da feira-livre, na sexta-feira a noite, (conforme constam horários e datas nas fotos registradas pelas lentes do Jornal O Eco). Tudo seria perfeitamente normal, se o carro ao fundo, sob a sua responsabilidade naquele dia, não fosse um veículo oficial do DETRAN (Confira placas e adesivos nas fotos). O veículo se encontrava exatamente no meio das mesas do referido bar, conforme poderão comprovar diversas testemunhas que presenciaram o fato.
Os veículos oficiais, além de terem placas brancas, adesivos do órgão que estão vinculados, tem um aviso “uso exclusivo em serviço”. Mas em Paramirim, no Sudoeste da Bahia, o assunto é diferente, pois um Eco Sport do DETRAN, órgão dirigido na cidade por indivíduo indicado por aqueles que pregam numa demagogia escancarada, a lisura e zelo pela coisa pública e na prática já demonstraram em algumas oportunidades que não tem competência nem para indicar cargos de confiança a pessoas que realmente mereçam.
Um adágio popular, onde se diz: “Faça o que digo, mas não faça o que faço” pode descrever a cena captada pela reportagem do Jornal O Eco quando o relógio marcava quase 23:hs da sexta a noite, e para complicar, captamos nas imagens diversos membros da Caravana Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, ou seja, funcionários do Governo do Estado, Juízes do Trabalho e muitas pessoas que se divertiam no local e certamente perceberam tal irregularidade.
Há aproximadamente um ano (novembro de 2010), esse mesmo funcionário (Ivan da Silva Santos), pilotando uma motocicleta, para a qual, na época não era habilitado, atropelou e feriu uma senhora (Maria Aparecida Ferreira). O policial Militar que registrou a ocorrência na época, informou que a senhora atropelada, sofreu escoriações em diversas partes do corpo.
Vale, portanto, este ditado popular acima citado, pelo fato de ter sido registrado um carro oficial do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito estacionado em meio a mesas repletas de garrafas de cervejas. O diretor municipal do órgão, que arrumou há alguns dias este cargo através dos “ajeites’ de um Senhor Que se auto-proclama “Líder de Oposição”. Tal diretor terá muito que explicar a sua presença e deste carro no local, uma vez que deveria dar o exemplo a todas as cidades, (Caturama, Rio do Pires, Érico Cardoso, Paramirim, dentre outras desta jurisdição do Ciretran).
Cabe agora às autoridades do DETRAN tomarem as medidas necessárias. Pois isto é simplesmente um absurdo nos dias atuais, quando se prega com tanta ênfase a seriedade nos órgãos de trânsito. Caso necessitem de testemunhas, podem contar com quantas solicitarem, para que provem ser o DETRAN o órgão, sério, imparcial, que é severo nas suas blitzs nas ruas e cobra dos usuários através de vultosas multas, mas, faz o dever de casa. A sociedade aguarda uma posição do Órgão. Ficando por fim a pergunta para as autoridades: Quem vai punir o infrator? Quem irá multá-lo? Ou tudo vai permanecer como se nada houvesse ocorrido? Se nada for feito, ficará comprovada não somente a irresponsabilidade do Diretor infrator, a inércia e parcialidade do DETRAN, bem como a incompetência daqueles políticos que o indicaram.