O prefeito de Botuporã Moaci Queiróz, confirmou em nota oficial, a realização dos festejos de São joão antecipado. O gestor, numa demonstração de bom senso e preocupação com a atual seca, conseguiu conciliar as ações de combate aos efeitos da seca, atendendo às famílias da zona rural, sem ter que cancelar por completo a maior festa do município.
Segundo a nota, a Prefeitura foi obrigada a realizar ajustes na programação, o que deve diminuir as despesas inicialmente programadas, mantendo uma das principais atrações a BANDA CALCINHA PRETA e outros artistas em 2 dias de forró ao invés dos 3 que eram realizados anualmente. Veja na íntegra a nota de esclarecimento sobre o SÃO JOÃO ANTECIPADO 100 ANOS DO REI DO BAIÃO:
"Caríssimos amigos da minha amada Botuporã e das diversas cidades da bahia e do Brasil. Na condição de prefeito, preocupado em estar agindo dentro do que estabelece as Leis, tendo em vista a INCLEMENTE SECA que assola o nosso município e a Bahia, vejo-me obrigado a optar por alguns ajustes na nossa FESTA DE SÃO JOÃO, isso OBEDECENDO À DETERMINAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPOS.
A minha alegria é que, enquanto diversas cidades de maior porte, estão cancelando por completo os festejos juninos, nós em Botuporã, conseguimos com planejamento e responsabilidade, manter a realização da FESTA, inclusive MANTENDO A APRESENTAÇÃO DA BANDA CALCINHA PRETA. Com a ajuda de Deus, iremos manter a tradição do Nosso São João, de forma a
proporcionar esta que é a maior confraternização dos FILHOS DA TERRA E VISITANTES, sem no entanto, sacrificar as ações emergenciais de combate a seca, atendendo ao nosso povo da área rural.
Realizaremos um SÃO JOÃO ANTECIPADO QUE ATENDERÁ AS ESPECTATIVAS DE TODOS, no qual unidos, manteremos as tradições culturais da nossa terra, com a mesma energia e empolgação.
Estamos trabalhando com dedicação, para oferecer uma programação ajustada a atual realidade e nos Próximos dias, informaremos com detalhes as alterações que reintero: ESTÃO SENDO FEITAS, ATENDENDO ÀS DETERMINAÇÕES DO TCM.
Tenho no coração a convicção de que contarei com a compreensão de todos, pois trata-se, não de um capricho do prefeito, mas, de uma atitude serena, pois temos que valorizar nossos folguedos populares, mas, em primeiro lugar, está a assistência às famílias castigadas por esta que é a maior seca dos últimos 30 anos.
Estou ciente que eventuais críticas poderão acontecer, porém, estou acertado de que esta é a decisão correta a ser tomada EM FAVOR DA NOSSA GENTE nesse difícil momento".
Grande Abraço a todos
Moaci Queiróz – Prefeito Municipal de Botuporã