A Prefeitura Municipal de Paramirim, principal responsável pela organização da maior festa do calendário municipal, em homenagem ao Padroeiro Santo Antônio. Inovou e surpreendeu, com um projeto da Secretaria Municipal de Educação, que trouxe de volta a praça pública, a participação efetiva das escolas, alunos professores e consequentemente pais, promovendo o resgate das brincadeiras juninas que há anos viviam adormecidas.

Esta iniciativa foi por demais elogiada pelos participantes, inclusive recebendo participações especiais de agremiações de outros municípios como foi o caso de Botuporã e Rio do Pires. Estas atividades de volta ao palco da festa devolveram a satisfação aos alunos participantes e remodelou de forma positiva, com a participação efetiva da comunidade como parte protagonista do evento.

Para os estabelecimentos escolares, a Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrou a comunidade escolar e ocorreu durante os primeiros oito dias da festa de Santo Antônio.

“Os festejos juninos devem envolver escolas, Igrejas, clubes, associações de moradores e empresas, que se fazem presentes por um momento de encontro e integração da comunidade". Resumiu a Secretária Marinélia.

É importante que essas festas envolvam toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No contexto municipal e também escolar, educando e educadores tem um papel importante no resgate e valorização, enriquecendo o conhecimento dos alunos quanto aos costumes que envolvem as festas juninas, para que os mesmos possam valorizar essas tradições culturais.

Realizou-se em Paramirim, um festival de cultura junina, no qual os alunos apresentaram os conhecimentos adquiridos acerca da temática e suas produções nas várias áreas da história nordestina. Estão realmente de parabéns todas as escolas participantes, bem como professores, diretores e a atual administração pela ideia de resgate.