Cientes de que as verbas federais são vitais para suas gestões, e não tendo à vista um quadro claro de alianças partidárias para a disputa presidencial de 2014, os prefeitos das principais cidades da nossa região – novos ou reeleitos, da situação ou da oposição – tomaram posse nesta terça-feira (1) com discursos cautelosos, sem críticas aos adversários por eles derrotados nas urnas, falando em parcerias para governar e distribuindo elogios a todo o espectro partidário e a união de forças. Nesse clima de "paz e amor", mesmo os que protagonizaram disputas acirradas contra nomes apoiados diretamente pelos partidos do Governador Wagner, evitaram partir para o ataque ao governo.
Nossa Reportagem cobriu a posse dos prefeitos de Paramirim, Tanque Novo, Livramento, Macaúbas, Rio de Contas, Dom Basílio, Érico Cardoso, Caturama, Botuporã, Ibipitanga, Boquira, Ibitiara, Novo Horizonte, Brumado, Caetité, dentre outras cidades e observou que a preocupação maior dos gestores é cumprir com os compromissos pelo bem da terra, independente de onde vierem, as verbas e apoios serão bem vindos para o bem dos municípios.
"A eleição acabou, é hora de descer do palanque. Não vamos governar fazendo política partidária. Não vamos permitir que picuinhas políticas atrapalhem o desenvolvimento", afirmou Dr. Júlio Bernardo em belo discurso. Ao assumir a prefeitura de Érico Cardoso para o quarto mandato, Dr. João Paulo, que foi reeleito, fez elogios gerais. "Érico Cardoso, por meio de parcerias com o governo do Estado e com o governo federal, está tendo o maior volume de obras". Ele distribuiu agradecimentos a Dilma, a Lula, aos seus vereadores, amigos, assessores e lideranças, declarando serem os mesmos os responsáveis por todo o apoio que o município teve e terá.
Em Macaúbas, Livramento e Tanque Novo, onde a disputa se deu de forma acirrada e forte entre os candidatos, os novos prefeitos, José João Pereira, Dr. Paulo Azevedo e José Messias (Dedé), também evitaram o confronto, enaltecendo os projetos conjuntos com órgãos federais para governar. Ainda assim, não perderam a chance de elogiar seus grupos políticos.
Rio de Contas, Caturama e Ibipitanga, foi festa e muita alegria na posse dos eleitos. Destaque para a mais expressiva votação e consequentemente maior frente já registrada na história de Ibipitanga, sendo o atual prefeito (Beto do PT), sido reeleito com uma frente que somaria três vezes a votação dada ao seu adversário. Beto disse que "Ibipitanga é hoje, um lugar de destaque o espera no futuro poder se doar muito mais por sua terra".
A rivalidade PT-PSB foi marcante, da mesma forma, nas eleições de Fortaleza – mas ali também o novo eleito, de Novo Horizonte, Itamar Lopes, chegou falando em "pacto de governabilidade" com os vereadores e disse considerar essenciais as parcerias com o governo Wagner e Dilma para que consiga implantar seus projetos.
Em Ibitiara, o prefeito eleito que em campanha saudou as parcerias com os governos federal e do Estado, fez menção ao apoio recebido em sua campanha. Garantiu, no discurso de posse, que ficará no cargo até o último dia de mandato e que pretende modificar a forma de administrar, sempre com os pés no chão e a preocupação com as leis que regem o executivo.
O tom conciliatório valeu mesmo em cidades onde a disputa foi dura entre legendas ligadas ao governador Wagner e Dilma, no geral, se evitou fazer criticas ao PT ou governo federal e ressaltaram-se as "parcerias imprescindíveis para a boa gestão das cidades", que pretendem manter.
Neste sentido, José João Pereira de Macaúbas e Marco Túlio Villas Boas de Boquira, foram contundentes: "Nossa gestão busca a união com forças políticas ligadas tanto ao governo Wagner, quanto ao governo Dilma. É, portanto, uma administração ampla, não é uma administração para um partido", afirmou Marco Túlio de Boquira.
Em resumo, os eleitos e empossados em 01 de janeiro aqui pelo nosso Vale do Paramirim, Chapada e Serra Geral, demonstraram a alegria que é peculiar na realização de um sonho, porém, tamb´qm deixaram transparecer a preocupação em se ter cautela e serenidade na busca de parcerias para obterem sucesso neste novo período administrativo.
Aguardem no JORNAL IMPRESSO A COBERTURA DETALHADA DESTA E DEMAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO: