Macaúbas, uma das mais importantes cidades da nossa região, possuindo maior população e consequentemente maiores recursos no que diz respeito à administração pública municipal. É uma cidade que evolui a olhos vistos, cresceu de forma ordenada, e hoje se orgulha da sua história recente.
No pleito eleitoral de outubro do ano passado, foi travada uma verdadeira batalha entre dois modelos administrativos, onde a oligarquia dos Nunes tentou retomar o poder, utilizando para tanto, todos os meios, na tentativa de convencer a população, que ao final, decidiu depositar em sua maioria, o voto de confiança na pessoa do então candidato José João Pereira (Zezinho), homem que dedica a sua vida em servir o povo macaubense e agora, por justiça, se senta na cadeira de prefeito de sua terra e tem a oportunidade de implantar o seu sistema de governar, demonstrando na prática, seus planos para uma Macaúbas cada vez melhor.
O Eco esteve em audiência com o novo gestor, que entusiasmado, demonstrou uma visão invejável de governo participativo e futurista, com ideias surpreendentes, as quais deverá por em prática e certamente serão motivo de destaque regional.
Jornal O Eco – Já investido no cargo que a população lhe confiou de forma inquestionável, como está sendo os seus primeiros dias enfrentando as suas primeiras dificuldades, enfim, como você se sente hoje, realizando este sonho em estar administrando o seu município?
Prefeito Zezinho – Samuel, este sonho eu acalentei durante quarenta anos, fui vice prefeito quatro vezes, vereador cinco vezes, presidente da câmara, sempre carregando o sonho de chegar a prefeito de Macaúbas, estou realizando agora, e eu espero que possamos acertar nesta administração. Sou hoje prefeito de Macaúbas, um prefeito sem ódio, sem rancor, sem raiva, sem idéias de perseguição. Quero ser prefeito de quem votou em mim, de quem me deu a procuração para governar Macaúbas, e de quem também não confiou em mim, quero ser prefeito de todos, e espero fazer um bom trabalho. Para isso, conto evidentemente com o apoio, primeiro de Deus, da minha família, do povo de Macaúbas, principalmente do grupo que me apoiou, e até da oposição eu quero o apoio, para administrarmos Macaúbas. Porque acima de ódios políticos, paixão política está o nosso município, está o nome de Macaúbas,tenho uma expectativa muito grande de acertar.
Jornal O Eco – É do conhecimento de todos, que Macaúbas que é um dos municípios que mais arrecada na região, porém também possui o diferencial de ter 75% da sua população na área rural, isso dificulta a canalização de obras e recursos? Como você está encarando isso nos primeiros dias de seu governo, além da estiagem, quais são as suas preocupações principais?
Prefeito Zezinho – Primeiro, a seca, que é preocupante em todo o estado, pelo o que eu tenho conhecimento a previsão é seca para 2013, aliada à crise e também seca para 2014. Pensando nisso nós já criamos a Secretaria de Recursos Hídricos, que hoje está atuando com maior destaque, é a que tem mais trabalho e ação. Através dessa Secretaria já resolvemos uma série de coisas porque já está começando a faltar água em diversas localidades, então quero correr atrás, irei a Brasília, a Salvador quantas vezes for necessário, para procurar recursos, cobrar ações principalmente para o abastecimento de água, porque água é vida,e nós queremos solucionar de forma urgente o problema da água, porque, caso contrário, sabemos o que pode acontecer, o homem do campo não suportará e então teremos um êxodo rural nunca antes visto. Eu não quero ver isso, nem Deus permitirá que isso ocorra. Para prevenirmos, temos que nos conscientizar desse grande risco social e nos precaver.
Quanto aos recursos para administrar Macaúbas, queria dizer a você, que existe hoje um grande problema que deve ser encarado e resolvido pelos prefeitos, trata-se do índice da folha de pessoal, estou preocupado, pois hoje o índice pessoal é 54%, portanto, quem passar disso terá as contas rejeitadas, aqueles gestores que reincidirem, ficarão inelegíveis, então é uma preocupação muito grande. Minha idéia é fazer uma administração séria, evitar desperdícios, evitar corrupção, estar de acordo com o que a Lei obriga. Para isso, efetuei diversas mudanças dentro da prefeitura, em todas as áreas, coloquei uma equipe nova, uma equipe que na minha visão é competente, no meu ponto de vista é o que eu tinha de melhor, espero que juntamente com essa equipe, iremos corresponder com os anseios do contribuinte e administrar bem Macaúbas, para administrar bem um município o prefeito não precisa ser muito bom, ele precisa ter uma boa equipe de trabalho. E foi nesta equipe que eu caprichei, procurei ver o que era de melhor para me assessorar, acredito que, com vontade e dedicação tudo vai dar certo.
Jornal O Eco – Você está sucedendo o prefeito Amelinho que administrou por oito anos, como você encontrou o Município de Macaúbas ao assumir em primeiro de Janeiro?
Prefeito Zezinho – Amelinho foi um prefeito que eu considero um dos melhores prefeitos da Bahia, muitas obras bonitas, resgatou a auto estima do povo de Macaúbas, que era uma cidade feia, esquecida, abandonada, desrespeitada pelos municípios vizinhos, era um município que não tinha nenhum reconhecimento, hoje você chega em Macaúbas, é uma cidade bonita, uma cidade limpa e organizada, encontrei a cidade assim e quero também fazer um grande trabalho, Amelinho cuidou muito do espaço físico, da beleza da cidade, evidente que ele cuidou da saúde também, da educação, mais eu quero dar mais ênfase a essas duas áreas, quero cuidar bem das pessoas principalmente.
Jornal O Eco – Durante a campanha você falava muito em zelar pelo povo da roça, Macaúbas é um município com 75% da população habitando a área rural, isso requer grande atenção. Quais são seus planos para a área rural de Macaúbas?
Prefeito Zezinho – Realmente isso é um fato, a maioria absoluta reside na área rural, inclusive a minha origem também é rural, a origem do nosso vice prefeito Gilbertinho, uma pessoa séria, humilde simples, também é da roça. E nós vamos ter as atenções bastante voltadas à zona rural, quero trabalhar muito na zona rural, isso é uma promessa que honrarei.
Jornal O Eco – O que o povo de Macaúbas poderá esperar do prefeito Zezinho? E o que V. Exa pediria a população nesse início de mandato?
Prefeito Zezinho – Ao agradecer pelo imenso carinho, pelas demonstrações de apoio recebidas durante a campanha, quero dizer que farei com que não se arrependam de ter me dado esta oportunidade, irei honrar o meu cargo até último dia do meu governo. Quero que o povo confie em nós, que tenham paciência, para que consigamos colocar o município para funcionar com o meu estilo de governar, eu peço ao povo de Macaúbas que tenha paciência que a intenção é a melhor possível, eu não quero ser em Macaúbas mais um prefeito, eu quero ser o prefeito, deixar a minha marca na história como um bom gestor público e estou determinado a isso, mas para que tudo aconteça, eu preciso da força de Deus, do apoio povo, principalmente dos meus amigos e é claro da compreensão do grupo que me apoiou.