As chuvas voltaram a cair no Sertão e especialmente no Vale do Paramirim, que tanto sofria  com a falta de água. Em cidades como Rio do Pires, Ibipitanga, Boquira e Macaúbas, já se falava em racionamento no abastecimento, porém, a  chuva chega e se as previsões não falharem, deve permanecer até dia  27 de janeiro, quando Paramirim registrará segundo o Site do Clima Tempo, nos próximos cinco dias, cerca de 126 milímetros de precipitação pluviométrica.

A frente fria que estava sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas, se deslocou em parte para o Nordeste, especialmente para a região sudoeste da Bahia. Claro que não com tanta intensidade como no sul, mas, o importante para nós, é que a chuva permaneça pelo menos para que reservatórios como o Zabumbão e outras barragens, possam voltar aos seus níveis de normalidade.

Moradores comemoram o retorno das chuvas e agradecem aos céus pela amenização do insuportável calor que imperava por estas bandas. Hoje o clima é agradável, com previsão de boa umidade do ar e consequentemente clima ameno e chuvas a qualquer hora do dia ou da noite até o final do mês.

Estima-se que se ocorrerem as chuvas previstas, toda a região estará aliviada e abastecida com água para o consumo humano e dos animais, eliminando assim os carros pipas. Porém, é bom que se registre que algo deve ser feito urgentemente, para que reservatórios como a Barragem do Zabumbão, passem a ser foco de ações dos governos e população, no sentido de bom e adequado uso das águas, sob pena, de em pouco tempo, estarmos novamente diante de tamanho risco de desabastecimento. Deve-se criar comissões de moradores, entidades e governos, para de forma definitiva decidirem os destinos e a regulação da água que é exclusiva para consumo humano.

Não se pode permitir que a politicagem, interferência de deputados, Governadores e outros, permitam que irrigações ilegais, falta de planejamento deixem cidades e milhares de pessoas à mercê da sorte. A CODEVASF terá papel fundamental na correção de irregularidades e o bom uso das águas.