Não se pode calar, diante da situação de abandono em que se encontra a estrada que liga Caturama a Botuporã, o asfalto que antes existia, na maioria do trecho, com a erosão e o trafego de carros pesados, deu lugar a verdadeiras crateras, que destroem os veículos e tornam o trânsito uma aventura, cujos finais acarretam prejuízos financeiros e risco de morte aos motoristas e passageiros que são obrigados a encarar a estrada, uma das piores de toda a região Sudoeste.
Diversos e-mails chegam a nossa redação, cartas e denúncias formuladas pessoalmente por motoristas e moradores de Botuporã, que pedem ação para a melhoria das condições das estradas que praticamente isolam o município do Vale do Paramirim. Um dos denunciantes, que prefere o anonimato, repudiou a postura do atual prefeito Dr. Hedílio Brandão, que antes, era um ferrenho defensor da reforma, cobrava e até culpava o prefeito anterior. Hoje, segundo ele, não se vê o prefeito agindo como prometeu. "Apenas baixou um decreto, alegando estado de emergência diante dos atos do seu antecessor e não se pronuncia sobre as providências a serem tomadas a respeito de diversos problemas, inclusive sobre a recuperação da estrada que deve ser exigida junto ao DERBA e demais órgãos" declarou indignado o morador.
Temos a consciência de que é de responsabilidade do Governo do Estado a conservação das Estradas estaduais, porém, cabe ao prefeito do município prejudicado, cobrar, exigir, defender seus munícipes junto aos órgãos competentes.
O caso é tão grave que todos os dias, veículos e caminhões são danificados, é comum observar os guinchos trabalhando no socorro dos mesmos. Existem diversas pessoas inclusive empresários, que já pensam em se mudar de Botuporã por causa da situação desta estrada. É necessário um esforço conjunto para que o Governador seja sensibilizado e autorize a recuperação total do trecho, pois os famosos tapa buracos, não mais funcionam na atual situação em que se encontra o asfalto danificado.
Os prejuízos atingem moradores e produtores rurais, que clamam ajuda para resolver essa situação de trafegabilidade das estradas, que veem causando enormes transtornos e prejuízos no escoamento da produção, prejudicando também o transporte de centena de alunos, além de causar diversos acidentes.
De acordo com os moradores, a situação é grave e já se fala em construir um abaixo assinado pedindo ajuda ao DER e Governo do Estado, além dos mesmos formularem denuncia junto Ministério Público, buscando providências para a situação.
Fazem questão de registrar o silêncio e omissão do Prefeito Dr. Hedílio com a necessidade dos moradores . "Sabemos que é difícil manter a qualidade das estradas no período chuvoso. Todavia, medidas urgentes precisam ser tomadas, o prefeito deve ser o primeiro a estar reivindicando constantemente esta obra que causa prejuízos aos produtores e colocam em risco a vidas de pessoas" concluíram.