Um sonho  de gestores, de líderes municipais e da população regional, se tornou realidade na manhã da última sexta-feira (30) no Vale do Paramirim. A Cidade de Caturama, foi palco desse acontecimento, que reuniu prefeitos e representantes, para enfim, oficializarem o Consórcio, bem como elegerem a diretoria administrativa.

Desde o final de 2008, quando o Jornal O Eco reuniu os prefeitos eleitos na época e lançou esta idéia, (apesar de hoje estar sendo atribuída a outros), trouxe a consciência  de que somente a união poderia aumentar as chances de êxito em diversos aspectos para as cidades desta região. Esta semente lançada foi se fortalecendo e para a nossa felicidade, hoje é realidade.

A formação do consórcio entre estes municípios, para gestão de atividades específicas e consecução de objetivos de interesse comum para melhorar a eficiência da prestação de serviços públicos. Tudo que possa beneficiar mais de um município,  será realizado por meio desse consórcio. A intenção é criar um fórum permanente de discussão dos assuntos de interesse regional, com o governo estadual participando como estimulador, buscando diagnosticar os problemas.

Após uma série de encontros, aprovação pelas respectivas Câmaras Municipais, autorizando os prefeitos a participarem deste novo momento, nasce um bloco forte, inicialmente com 14 municípios dentre os quais estão: Dom Basílio, Érico Cardoso, Paramirim, Caturama, Tanque Novo, Botuporã, Rio do Pires, Macaúbas, Ibipitanga, Ibitiara, Novo Horizonte, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Morpará, que a partir de agora, estão prontos para lutarem por melhorias, reivindicarem com muito mais força e através da união, promover a ajuda mútua.

Por unanimidade, foi eleito na oportunidade, o prefeito de Ibipitanga Humberto Raimundo (Beto) para ser o primeiro presidente deste consórcio, um homem preparado, que já acumula experiência e que liderou esta caminhada pela criação da entidade. Juntamente com o Deputado Federal Sérgio Brito, Beto foi Motivado pela necessidade de se estabelecer ajustes recíprocos de cooperação e por interesses comuns.

Os municípios consorciados poderão planejar, executar, ações e projetos integrados de melhorias na gestão pública e de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável, mobilizando parcerias, convênios e contratos em instâncias públicas e privadas, governamentais e não-governamentais.

Segundo o presidente Beto, o consórcio abre um leque de benefícios, como compra direta, obras de engenharia, grandes obras como estradas, hospitais regionais, parcerias, enfim, uma nova realidade se abre diante dessa união. Ele explicou que foi necessário que cada cidade, incluísse a aprovação dos vereadores, que, por sinal, estiveram presentes em Caturama, testemunhando este acontecimento histórico.

 

Os prefeitos de toda região, terão como primeira preocupação, a situação de abastecimento de água no Vale, onde o principal reservatório (Barragem do Zabumbão) passa por dificuldades extraordinárias, sofrendo com a seca que assola a região e principalmente com a má gestão e distribuição de água, garimpos clandestinos, poluição das nascentes, desmatamentos da bacia e mata ciliar, problemas com o nível de armazenamento que é crítico e clama por atitudes urgentes. A diretoria do consórcio ouviu do prefeito de Paramirim Dr. Júlio Bernardo, uma explanação sobre a lastimável situação do Zabumbão e ficou então acertado um fórum de discussão, sendo este o primeiro desafio do Consórcio. A situação do abastecimento de água, tendo a barragem do Zabumbão como foco principal. Ficou acertado o empenho e comprometimento de todos com esse problema grave. Afinal, todos merecem ter água de qualidade. Isso é inquestionável. Daí a preocupação com a saúde do reservatório.

Também já se cogita estudos sobre a possibilidade de alternativas de abastecimento de água, podendo o consórcio lutar por novas barragens em fontes viáveis, como a do Rio do Caixa em Varzinha, pois, segundo o próprio Dr. Júlio, não é possível se retirar algo de onde não mais existe, ou seja, de um local que não está suportando a demanda atual. Júlio respaldou sua preocupação, apresentando a matéria do Jornal O Eco, que comprova a situação alarmante da bacia do Zabumbão.

“Neste novo momento, com uma associação unida, temos a certeza de que esta grande preocupação da população regional terá prioridade, afinal água é hoje a principal preocupação da humanidade e ações decisivas no sentido da preservação, planejamento e cuidados urgentes para que o Zabumbão não morra, serão tomadas” encerrou o prefeito.

O Deputado Sérgio Brito, principal suporte para a criação da entidade, falou da sua felicidade em ver essa idéia concretizada. Disse que irá se empenhar ainda mais para que os frutos contemplem a todos os moradores destes municípios, ressaltando que também na seara política, os municípios ganham mais prestígio, pois agora representam juntos a voz de milhares e milhares de cidadãos. Isso com certeza proporcionará maior poder de negociação na esfera federal e estadual.