Para evitar colisão frontal com veículo que ultrapassava na contramão, motorista saiu da pista, colidiu com árvore e caminhão pegou fogo.
Foi registrado nesta quarta-feira (1), um lamentável acidente que culminou com a destruição total de um caminhão tanque, utilizado para o transporte e distribuição de agregados de asfalto. Segundo relatou o motorista do veículo de carga que pertence ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim, quando transitava pela BA-148 sentido Livramento de Nossa Senhora, após prestar serviços à prefeitura de Ituaçu e ter passado por uma revisão preventiva em Guanambi, quando já retornava para a base do Consórcio, deparou-se com uma situação inesperada, avistando um veículo de pequeno porte, que vinha na contramão, ultrapassando de forma irregular, sem tempo para frear e evitar a colisão que fatalmente culminaria com mortes, em questão de instantes, decidiu por sair da pista, perdendo o controle do caminhão, que bateu em uma árvore.
Ainda segundo o motorista, Marcelo Augusto, com o choque ele desmaiou na cabine, só recobrou a consciência por alguns instantes, devido ao calor das chamas que já consumiam o veículo. Ele então quebrou o vidro da porta com as mãos e conseguiu saltar no matagal, quando voltou a perder a consciência, despertando somente após ser socorrido e encaminhado para o Hospital. Nossa reportagem falou com o prefeito de Dom Basílio e ex-presidente do Consórcio, que confirmou o acidente, lamentando as perdas materiais, no entanto, Roberval de Cassia Meira, enfocou que “graças a Deus, foi preservada a vida dos envolvidos neste trágico acidente”.
Em contato com o Secretário Executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim (CDSBP), Dr. Leonardo Costa, fomos informados de que as primeiras providências adotadas após o ocorrido, foi assistir ao motorista que ficou ferido, tendo inclusive, inalado muita fumaça do incêndio. “Solicitamos ao supervisor, que acompanhasse de imediato o atendimento médico do motorista, tomando as providências de comunicar e assistir também a família, para que tivéssemos a certeza de que tudo ficaria bem com eles. Em seguida, nosso preposto esteve na PRF de Brumado, buscando registrar um Boletim de Ocorrência, sendo informado de que, como não houve vítimas fatais, realizássemos o registro fotográfico do ocorrido e retornássemos em até 30 dias para registrar o fato”.
O Presidente do Consórcio e prefeito de Rio do Pires, Gilvânio Santos (Vânio), também retornou o nosso contato, informando que infelizmente fatalidades como a que ocorreu com o veículo do Consórcio, podem acontecer com qualquer um que necessite transitar pelas estradas da região. “A irresponsabilidade de motoristas como o que provocou esse acidente com grandes perdas materiais para o Consórcio, tem acontecido com frequência. Estamos tentando identificar o veículo, que transitava na contramão, para quem sabe, cobrar judicialmente a punição e reparo dos danos causados”. Enfatizou o presidente.
O motorista do caminhão, Marcelo Augusto, informou que dirigia em baixa velocidade. “Se eu estivesse correndo teria entrado bem mais no meio do mato e talvez nem daria tempo de sair da pista para evitar a batida de frente. Espero que isso sirva de alerta para tanta imprudência que a gente vê nas rodovias da nossa região”.