Prefeito Luciano mantém aprovação do seu governo e o pré-candidato do grupo situacionista abriu 29 pontos em relação ao 2º colocado.
Em mais um levantamento estatístico realizado por iniciativa própria do jornal O Eco no município de Boquira, o atual prefeito Luciano da Farmácia que está no terceiro ano do seu segundo mandato, obteve aprovação de 67% dos entrevistados, que classificam a gestão como ótima ou boa. Além disso, quando o Instituto indaga se o município melhorou, está na mesma ou piorou com a atual gestão, 72% afirmam que sim, Boquira melhorou com Luciano. O resultado indica que o gestor permanece mantendo elevado grau de aprovação das suas ações junto à opinião pública, apesar das dificuldades enfrentadas em tempos de escassez financeira.
Utilizando uma equipe treinada, o jornal O Eco ouviu 337 eleitores da sede e da área rural, entre os dias 29, 30 e 31 de julho de 2023, utilizando o sistema de amostragem e seguido a risca, todos os critérios estabelecidos pelo CONRE, Conselho Regional de Estatística. Buscando colher informações confiáveis através de pesquisa idônea, o Instituto que atua na região há décadas, avaliou também potencialidades políticas locais, visando o pleito municipal do ano que vem (2024). Criterioso e acima de tudo, imparcial, o jornal traçou cenários com os potenciais pré-candidatos, para levar informações atuais ao leitores da região de abrangência do veículo de comunicação.
Tanto na questão espontânea (quando não são apresentados os nomes), quanto na estimulada (quando os pesquisadores relacionam nomes), sobre a intenção de voto para prefeito de Boquira, o atual Secretário de saúde e potencial pré-candidato do grupo da situação, Alan França, desponta como favorito e se distancia do segundo colocado Patrício, nome que disputa a vaga na cabeça de chapa e espera ser confirmado pela oposição para as eleições do ano que vem. No que diz respeito à rejeição dos nomes apresentados, o ex-prefeito Marco Túlio é o mais citado.
Diante do que se apurou na mais recente pesquisa, considerando evidentemente a distância de 1 ano e dois meses para que sejam consumadas as eleições municipais de 2024, intervalo longo que pode modificar o atual cenário, é possível afirmar que, hoje, com 53% das intenções de voto, o atual Secretário de saúde é o favorito. Isso se confirma também na opinião popular, quando o Instituto colhe do entrevistado, a sua percepção, independentemente da opção de voto, 56% afirma que Alan França possui mais chances de vencer as eleições vindouras.