“Encontramos um patrimônio arrasado! Não será fácil nosso primeiro ano, diante do caos. Será necessário austeridade e eficiência para mudarmos o curso da história”.
O novo prefeito de Ipupiara, assim como outros dos seus colegas de Rio do Pires, Rio de Contas e tantos municípios da Bahia, onde venceu a oposição, passou os primeiros dias da nova gestão, contabilizando o tamanho do estrago, crimes inacreditáveis praticados por ninguém menos de que antigos gestores e seus seguidores, que por longos anos se locupletaram no poder e quando foram expulsos pelo voto popular, trataram de danificar de forma cruel o patrimônio, veículos, maquinas e equipamentos públicos, no intuito de atrapalhar e até interromper a oferta de serviços essenciais à população. Babaco disse nesta sexta-feira (03), que infelizmente foi obrigado a interromper o atendimento ao público, para tentar reestabelecer o mínimo de condições dignas.
O prefeito esteve também visitando o que a gestão anterior chamava de almoxarifado e garagem da Prefeitura, um terreno a ermo, cercado de arame farpado e cujo piso é de terra e poeira, onde se encontram veículos sucateados e equipamentos inservíveis, o retrato do verdadeiro abandono herdado pela nova gestão. Babaco disse que inicia o governo em um cenário desolador. Além de denunciar os crimes nas suas redes sociais, o prefeito confirmou que irá até as últimas consequências para que os responsáveis pela dilapidação de bens públicos sejam punidos com os rigores da Lei. O gestor lamentou toda situação, informando que já não seria um ano de folga para municípios diante da crise e impasses no governo federal, pior ainda para os novos administradores que herdaram tanto caos.
Apesar de antevê dificuldades ampliadas, o jovem prefeito não transmitiu desenganos e sim conclamou os seus munícipes para a união por um uma gestão inicialmente austera e eficiente, para que consigam juntos modificar os rumos da história em Ipupiara e que nunca mais impere o descaso, o autoritarismo e a má gestão dos recursos públicos. Assumindo com a missão de modificar o destino da terra, Babaco adiantou que estará “na linha de frente” contando com colaboradores que lutarão por recursos, verbas adicionais para a saúde pública de qualidade e para todos, prioridade no seu governo.
Para enfrentar este momento de dificuldade financeira, o prefeito disse que não ver outra alternativa a não ser o de “refinar e melhorar” a gestão do município em todas as áreas, para ampliar investimentos planejados para os próximos quatro anos. “Estamos aqui hoje com a missão dada pelo povo nas urnas, mudar o curso da história e as prioridades do nosso município, vamos juntos fazer diferente daquilo que encontramos. Ipupiara mudou o sistema de governo, e com fé em Deus, faremos um dos melhores mandatos da história. Nosso foco é implantar uma revolução democrática e administrativa, com as ações chegando para todos os ipupiarenses”.
Com a posse de Marcos Vinícius (Babaco) e Wellington Bessa (Big), a cidade de Ipupiara viveu um momento histórico na tarde da última quarta-feira (1º). A participação popular, alegria e a sensação de pertencimento nos semblantes dos que prestigiaram a cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, simbolizou uma nova fase para o município. Como já citado em outras reportagens, o ato solene de posse teve um significado especial, pois representou a quebra de uma hegemonia de 24 anos do grupo político anteriormente no poder. A vitória de Marcus Vinícius e Wellington Bessa nas eleições municipais de Ipupiara trouxe renovação e a esperança para a população, que agora deposita suas expectativas em um governo focado no desenvolvimento e no bem-estar de todos os cidadãos.