Decisão final por manter a procedência da AIJE contra o DEM por fraude na cota de gênero, modifica o cenário político local esvaziando base do prefeito e fortalecendo a oposição.
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), pela manutenção da decisão da Justiça Eleitoral de Macaúbas proferida pelo juiz Flávio Ferrari, reformando a sentença do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que havia absolvido os vereadores, definiu a situação do imbróglio que gerou muita expectativa na população local e em lideranças políticas, que aguardavam a decisão final. Com isso, quatro vereadores foram cassados por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020 e os suplentes assumiram os mandatos na Câmara Municipal de Macaúbas., modificando por consequência, o cenário político local, que já não era favorável ao atual prefeito Aloísio.
Com a derrota na justiça em todas as instâncias, o partido do Democratas (DEM), foi condenado por utilizar candidaturas de três mulheres no município, uma delas esposa de um vereador, apenas de fachada. Elas sequer fizeram campanha, a medida de cassação atingiu os agora ex-vereadores Ricardo Azevedo Longa, Rosenilto Defensor Santana, Marcelo Antônio Nogueira e Jurandir de Souza Amaral. Na decisão, o ministro Mauro Campbell Marques, ainda determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Assim, abriu-se caminho para a posse de Nivaldo de Souza Cruz (PP), o Nivaldo de Maria da Silva, Jonathan Alves Borges (PT), Jeferson Santana Santos (PSD) e Maxsuel Silva Santos (PSD), que aconteceu nesta quarta-feira (01).
A reportagem do Jornal O Eco, apurou com fontes locais, que com as mudanças nas cadeiras da Câmara Municipal, amplia-se a bancada de oposição que já conta com o atual Presidente da Casa Maciel e por volta de 11 a 13 parlamentares que não comungam com os projetos do atual prefeito. Há boatos de que apoio público declarado mesmo, só é percebido por parte da vereadora Marcia da Silva Benda (Marcinha do Açude), que segundo informações do Partido dos Trabalhadores, foi expulsa dos seus quadros, por apoiar o candidato a governador derrotado nas últimas eleições, ACM Neto.
Independentemente da situação na Câmara, a gestão municipal de Macaúbas aposta em realizações do atual prefeito e na postura participativa do gestor para galgarem sucesso nas urnas em 2024. Enquanto a oposição vê na figura do ex-prefeito Amelinho, a potencialidade para retomar ao poder. O ex-prefeito demonstrou muita força nas urnas em 2022, quando seus candidatos golearam os da situação.