Juntamente com Janja, o presidente eleito esteve no imóvel para inspecionar local com equipe da Polícia Federal

Uma provocação do futuro Chefe da Casa Civil Rui Costa, fez com que o atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, se apressasse em desocupar a Granja do Torto, para que fosse realizados os trabalhos de inspeção, varredura e averiguação das condições físicas do imóvel que abrigará o presidente eleito até depois da posse. Lula visitou nesta terça-feira, 20, ao lado da socióloga Rosângela da Silva, a Janja, casada com o petista, a residência oficial da Presidência na Granja do Torto, local a cerca de 12 quilômetros do centro de Brasília.

A visita demorou uma hora e meia. A residência de veraneio da Presidência da República deve ser utilizada por Lula e a primeira-dama antes de o casal se mudar para o Palácio do Alvorada. Atualmente eles estão hospedados em um hotel na região central de Brasília. O petista recebe aliados e faz negociações políticas no local.

O Torto, tradicionalmente, hospeda o presidente eleito até que ele seja empossado. A residência, contudo, estava ocupada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, até semana passada. Ele deixou o local na última sexta-feira, 16, após dois anos e nove meses morando no local. O delegado da Polícia Federal Andrei Rodrigues, indicado para ser o novo diretor-geral da PF no governo Lula, explicou a varredura que foi feita no local para garantir a segurança do presidente.

“Nossa equipe estava lá aguardando e a outra equipe se deslocou com o presidente hoje à tarde, em relação às condições do imóvel. Aí é uma avaliação muito pessoal da família, que vai fazer essa avaliação e, eventualmente, se tiver algum reparo a ser feito, vai proceder nesse sentido e decidir pela ida ou não ao imóvel”, aponta Rodrigues.

Ele destacou ainda que o imóvel é bem protegido e que não deve precisar de adaptações para receber o petista. “Então, não vejo nenhum problema, pelo contrário, o ambiente mais apropriado eu diria para que o presidente descanse, tenha seus momentos de tranquilidade e com segurança”, analisa.