Depois de dois anos, o aeroporto de Bom Jesus da Lapa, a quase 800 km de Salvador, vai voltar a receber voos após liberação da Agência Nacional de Aviação civil (Anac) informada nesta terça-feira (2).
A decisão da reabertura foi tomada na sexta-feira (30). Para o funcionamento, é preciso ainda o cancelamento do Notam (Aviso aos Aeronavegantes), documento que restringe operações no aeródromo.
Segundo a prefeitura da cidade, cerca de R$ 5 milhões foram investidos para a realização da reforma no aeroporto. "Ele fica em uma área urbana, com obstáculos que podem atrapalhar. Ele não tinha área de proteção, animais entravam, também não tinha contenção de incêndio", aponta o prefeito Eures Ribeiro.O aeroporto foi interditado desde setembro de 2011 pela própria Anac. Na ocasião, a Agência identificou inconformidades na infraestrutura da pista de pousos e decolagens, e no controle de acesso às áreas aeroportuárias.
Com a reabertura, a gestão acredita em melhorias no acesso ao município e incremento do turismo local. "A expectativa é grande, porque somos uma cidade-polo, todas as ações de governo, alguém que vem do governo ou órgãos para a região, passa por aqui. Difcultava muito sem o aeroporto. Parte de nosso turismo vem de avião também. Prejudicou muito. Até as UTIs aéreas ficaram impedidas de pousar, o aeroporto de Barreiras era o mais próximo, a 400 Km", destaca o prefeito. Além disso, a cidade é conhecida pelo turismo religioso. "Temos a terceira maior romaria do Brasil, era um crime, imensurável", acrescenta.