As complicações no pulmão obrigaram a internação e suplementação de oxigênio na respiração.
O Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, que foi diagnosticado com a COVID-19 há 13 dias e estava em isolamento domiciliar, sendo acompanhado e medicado diariamente até a noite de sexta-feira, quando o seu quadro clínico evoluiu para grave. Os médicos constataram complicações no pulmão do gestor que reclamava muita falta de ar. A orientação então foi pela internação. Herzem deu entrada no Hospital SAMUR, em Vitória da Conquista, onde permanece recebendo suporte hospitalar relacionados ao Covid19.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o prefeito continua o tratamento da doença, fazendo uso de oxigênio, ele encontra-se internado em apartamento, com quadro clínico estável. A confirmação do diagnóstico para Covid-19 aconteceu na segunda-feira (7). O boletim do hospital diz que novas informações serão atualizadas periodicamente. Na segunda-feira, o órgão municipal informou que a mulher do prefeito, Luci Gusmão, também teve diagnóstico positivo para Covid-19. Ela tem sintomas leves e cumpre isolamento em casa.
Herzem Gusmão foi reeleito prefeito de Vitória da Conquista, em segundo turno, no dia 29 de novembro. O prefeito teve 54% dos votos válidos. Ele derrotou Zé Raimundo, que teve 46% dos votos. A eleição em Vitória da Conquista tinha 18,17% de abstenção, 1,25% votos brancos e 3,44% votos nulos.