A população da cidade de Caturama recebeu com incredulidade e indignação o boato de que as obras de todo o sistema de esgotamento sanitário que está sendo realizado na sede, poderia parar.
Tal boato se deu, devido a uma reclamação junto ao Ministério Público, alegando que o local indicado no projeto inicial, para a instalação dos sistemas de tratamento de efluentes, não seria adequado e estaria muito próximo a cidade. Esta reclamação foi protocolada por um dos empresários local, cuja família possui uma cerâmica nos arredores.
O prefeito Municipal Hugo Mendonça, juntamente com o seu Secretário de Administração Antônio Leão, preocupados com tal atitude, que segundo os mesmos não se baseava em nenhum parâmetro legal, comunicou o fato à CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, empresa do Governo Federal que executa e fiscaliza a obra através de empreiteira, para que fosse realizada uma nova audiência pública, na qual foram discutidas as ações na execução da obra, os inúmeros benefícios para a população e também esta reclamação do empresário e morador.