Hospitais e centros de coleta necessitam de voluntários para doação. Pandemia e baixa adesão às campanhas da Hemoba, esvaziaram os bancos de armazenamento.
A reportagem do Jornal O Eco, recebeu a informação de uma das mais competentes profissionais de saúde da nossa região, gestora que se preocupa com o atendimento de qualidade nos hospitais e centros médicos. Segundo ela, é de fato preocupante a situação dos estoques de sangue nos bancos de armazenamento, especialmente no Vale do Paramirim, que estão em estado de alerta e necessitam ser reabastecidos com a doação voluntária de pessoas conscientes “essa é uma atitude que pode salvar muitas vidas”. Definiu.
Em rápida pesquisa ao site da Hemoba, detectamos que em toda a Bahia o estoque de sangues do tipo B+, B-, O+ e O- aparecem como em estado crítico com baixo estoque. Segundo o órgão, além das dificuldades normais de conscientização da população para a importância da doação, no mês de outubro, ocorreram os feriados de Nossa Senhora Aparecida (12) e dos comerciários (17), além de outros motivos que colaboraram para a diminuição da média de coleta. Diante da necessidade de bolsas de sangue, a Hemoba convida as pessoas, informando que possui uma rede de 27 unidades fixas de coletas, sendo seis na capital baiana e 21 no interior.
Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site da fundação. (Hemoba). Na triagem de doadores, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), obedece às normas legais vigentes como a Portaria do Ministério da Saúde Nº05 de 2017. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao doador e ao receptor.
Critérios para doação de sangue
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12h antes.
Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para doar sangue. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, impedem a doação por 07 dias. Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a sua total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.