Portal Agência Sertão informou que os alertas emitidos indicam chuvas intensas e tempestades em quase todas as regiões, incluindo o Vale do Paramirim e Chapada.
Além das chuvas torrenciais que já caíram desde o final de semana, existem Mais dois “Alertas Laranjas”, indicando possiblidade de “Perigo”, que segundo o portal Agência Sertão, foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Um dos alertas, iniciado às 9h21 do último domingo (20), terá validade até às 11h desta segunda-feira (21), indicando possibilidade de ventos fortes e chuvas intensas que podem atingir 251 municípios baianos das regiões Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste e Sul e Vale São Franciscano. O outro alerta indica possibilidade de tempestades e até queda de granizo em algumas localidades. Ele abrange municípios dos Estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Na Bahia, ele abrange os municípios de Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Iuiu, Jaborandi, Malhada e Sebastião Laranjeiras.
Nas áreas dos dois alertas podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, com rajadas que podem variar de 60-100 km/h. De acordo com o Inmet, estas condições podem indicar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As recomendações em caso de confirmação de ocorrência de temporais fortes são para que se evite abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e também para que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em situações de chuva com muita intensidade de raios, a recomendação também é para que se desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia dos imóveis para evitar acidentes com a rede. Apenas as cidades das regiões de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso estão fora dos “Alertas Laranjas”. Para maior parte destas regiões, os alertas vigentes são “Amarelos”, de Perigo potencial.
As previsões dos institutos de meteorologia e dos modelos meteorológicos indicam que deve chover consideravelmente em boa parte da Bahia até o fim do mês de novembro. Nos próximos dez dias, os acumulados podem superar os 150 mm em algumas regiões do Oeste, Sul, Centro-Sul e Vale São Franciscano, regiões onde são esperados os maiores volumes.