EM ALTA:

Prefeito de Rio de Contas Dr. Márcio Farias

O jovem advogado que tornou-se prefeito pregando uma nova forma de relacionamento entre o poder público e a sociedade, tem conseguido se manter na liderança e graças ao seu espírito conciliador, sem perseguições e adepto ao diálogo, consegue a proeza de receber o apoio declarado do ex-prefeito e grande liderança Dr. Pedro, que ao que tudo indica não será candidato e quer ver Márcio reeleito.

Dr. Marilton Machado em Dom Basílio

Médico conceituado, diretor do Hospital de Livramento, Dr. Marilton é herdeiro político do ex-prefeito Dr. Alfredo, que foi o principal responsável pela elevação em todos os aspectos do município de Dom Basílio. Dr. Marilton, querido por todos, pelo seu jeito simples e humilde, pelo dom de servir e pela capacidade de idealização de projetos  realmente viáveis para a melhoria de vida da população. Com o grande desgaste do atual prefeito Luciano, que se perdeu na administração, são cada dia mais prováveis uma vitória de Marilton em Dom Basílio.

José Messias Carneiro – Dedé em Tanque Novo

Ex-prefeito, homem de fibra, que muito trabalhou por aquela terra. Agora tem o seu nome cogitado pela maioria da população para se lançar candidato. Se a sua vitória era possível, devido à falta de nomes do grupo da situação, ela se agiganta com os recentes escândalos que envolvem a família do atual prefeito Élson. Dedé foi um dos poucos políticos de Tanque Novo, que não se curvou a Juca que se achava o dono da cidade.

Luciano em Boquira

Um dos municípios da Bahia mais castigado pelas más administrações, onde os prefeitos que estiveram no poder ao longo dos últimos 15 anos, reduziram o município a condição de último da região em infra-estrutura, abandonaram a saúde, não se vê grandes avanços em educação e nenhuma obra de vulto é anunciada. Boquira sofre ao ver municípios de menor porte, comemorando avanços reais que por lá ainda não passam de sonhos, como o hospital público, obra faraônica que vive abandonada sem nunca ter atendido um único paciente. Os Caciques antigos, Ex-prefeito Marco Túlio e o atual Edmilson Rocha, por incrível que pareça, de cara limpa,  já se declaram pré-candidatos e acreditam na continuidade do que ali está, na forma arcaica de administrar. Enquanto surge uma terceira força, liderada por jovens filhos da terra, profissionais liberais, empresários e produtores, que aclamados pelo povo, erguem a bandeira da mudança e acreditam ser o momento de elegerem sangue novo, força jovem. O nome mais cotado é o de Luciano da farmácia, que convocado, disse estar disposto a concorrer e lutar por um novo tempo.

José João Pereira – Zezinho de Macaúbas

Vice-prefeito, experiente na política, sempre dando suporte às mudanças que o município necessitava. Zezinho é a figura carismática, que está sempre por perto nos momentos em que se precisa dele. Possui idéias inovadoras e ajudou em muito o prefeito Amelinho durante a sua vitoriosa gestão. Agora é a hora da onça beber água, segundo especialistas políticos, apesar de existirem outros postulantes ao cargo, o que é natural, Zezinho deverá ser confirmado como o candidato do grupo situacionista, para se eleito dar seqüência ao trabalho da atual gestão. Mesmo enfrentando pressões, intimidações neste período pré-eleitoral, Zezinho permanece tranqüilo, pois sabe que quando o povo quer…

 

EM BAIXA:

Emerson Leal em Livramento

Depois de abandonar o município por longo período, assim que deixou o poder, Dr. Emerson viveu a maioria do tempo em Salvador. Deixando seus aliados e amigos sem um suporte maior. Percebendo que perdia espaço, deixa a entender que apoiaria o vereador Paulo Lessa, este, logo se lança em busca de reconhecimento e apoio público. Porém, eis que o Periquitão enciumado volta a entrar na briga por uma candidatura ao executivo o que se não rachou, ao menos enfraqueceu os ânimos deste grupo. Para piorar, a oposição em Livramento, tem que dividir espaço com outros possíveis postulantes, como Gerardo Júnior e ainda o forte grupo de Carlão que tem dois nomes fortes: Dr. Paulo e Ricardinho, este último, segundo analistas é o que hoje teria maior apoio para substituir Carlão.

Luis Caíres em Paramirim

Apesar de a maioria afirmar que não haverá candidato da oposição em Paramirim, é bem provável que o “Auto Intitulado Verdadeiro Líder Político de Oposição” advogado Luís Caíres confirme sua candidatura a prefeito. Mesmo sabendo que enfrentará um páreo duro ele deve ir.  Também espera-se que ele explique na sua campanha, uma série de coisas que a população quer  entender, à exemplo de nomeações de pessoas comprovadamente incapazes para cargos do governo no município, porque seu pai tentou tomar para si terras que a justiça comprovou ser do município, dentre outras.

Robério Nunes em Érico Cardoso

Advogado, ex-deputado federal, de acordo com notícias da época, Foi um dos denunciados pela CPI dos Sanguessugas, respondendo ao processo 15231-88.2008.4.01.3600 na Justiça Federal de Mato Grosso pelos crimes de quadrilha ou bando, corrupção passiva e contra a Lei de Licitações.  Robério foi acusado na época, pelo empresário Luiz Antônio Vedoin de ter recebido 10% do valor de emendas apresentadas por ele na área da saúde.

Saindo de sua terra natal Macaúbas, onde dificilmente teria chances eleitorais, ele se muda para Érico Cardoso, onde volta a atuar politicamente, lançando-se pré-candidato a prefeito. Robério terá pela frente, além do seu passado, provavelmente o atual prefeito Dr. João Paulo como adversário. Resta aguardar a resposta soberana das urnas, que será dada pelo povo de Érico Cardoso.

Glauber Marques – Filho do Ex-prefeito de Botuporã Dr. Hedílio (Tila)

Atordoado e ainda inconformado com a derrota sofrida por seu pai nas eleições de 2008, o blogueiro e suposto pré-candidato a vereador, passa a maior parte do seu tempo a tecer críticas e denúncias à atual gestão. Tudo seria normal e correto para qualquer cidadão, se não fosse a obstinação desse rapaz, em atacar sem motivos a imprensa, especialmente o jornal O Eco. Enciumado, tenta arranhar a imagem do veículo de comunicação por ter este, relatado obras e ações realizadas recentemente em Botuporã.

Há meses, fala em uma multa por promoção Pessoal sofrida pelo Prefeito Moaci. Pois bem, o Advogado Glauber, se esqueceu de mostrar também que o seu pai, quando foi prefeito, além de receber multas por promoção pessoal, foi o campeão regional em autopromoção. Pagava capas de revistas, recebeu “Prêmios Fictícios na cidade de Recife”, além de possuir um acervo de dezenas e dezenas de páginas de jornais regionais estampando a sua cara na qualidade de prefeito. Se duvidar, basta que nos chame para provar o que estamos afirmando. É muito fácil apontar a falha do outro, difícil é assumir as suas.