Para 76,8% dos entrevistados, Beto tem maiores chances de vencer as eleições em 06 de outubro de 2024.

O Eco – Jornal e Instituto de Pesquisas de Opinião Pública, empresa consolidada pela credibilidade demonstrada ao longo dos quase trinta anos de atuação, tornando-se referência em todo interior baiano, dentro de um cronograma de trabalho, que tem como objetivo sondar periodicamente a real situação política dos municípios da sua área de atuação e informar ao público da região, divulga a primeira pesquisa de intenção de votos, dentro do período eleitoral, avaliando o cenário da disputa municipal em Ibipitanga.

A instituição que é  CREDENCIADA, nos órgãos competentes, obedecendo a todos os parâmetros legais, registrou a pesquisa junto à Justiça Eleitoral (TSE), para conhecimento público. Em Ibipitanga, o novo levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (19), aponta que o atual prefeito e candidato à reeleição, Humberto Raimundo (Beto), aparece em primeiro lugar nas intenções de voto. Ele foi escolhido por 66,9% dos entrevistados na pergunta estimulada, quando se apresenta nomes dos pleiteantes ao cargo.

VEJA VÍDEO DETALHADO COM RESULTADO DA PESQUISA:

Em segundo lugar, aparece o pré-candidato da oposição, Joaquim Francisco Gomes, (Quinquinha de Antenor), com 25,8%. Os que declaram intenção de não votar em nenhum são  2,6%, uma parcela de 2,3% indicam intenção de votarem nulo, exatos 1,3% dizem que irão votar branco e os que não souberam ou preferiram opinar são 1,1%.

O público leitor acompanhará com detalhes, todos os gráficos da pesquisa, que incluem os índices de rejeição atribuídos aos nomes apresentados, dentre outros detalhes sobre o levantamento estatístico. Diante dos resultados sobre intenção de voto, o Instituto traçou também estudos, considerando apenas votos válidos atribuídos aos nomes em disputa. Nesse cenário, Beto   teria 72,2%, enquanto Quinquinha  ficaria com 27,8%.

A pesquisa foi realizada por iniciativa própria do Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, entre os dias 07, 08 ,09 e 10 de agosto de 2024, ouvindo 384 eleitores da sede e zona rural, obedecendo o que dispõe a Lei das eleições, sendo devidamente registrada no TSE, recebendo o N.º BA-00468/2024. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos – o intervalo de confiança é de 95%, ou 0,05 de significância. Erro padrão é de 5%. O Instituto segue obedecendo a amostra estratificada por alocação proporcional, elaborada por profissional graduada em Estatística e todos os critérios do Conselho de Estatística e da Justiça Eleitoral, aplicando com isenção a amostragem, para colher dos entrevistados suas opiniões de forma transparente e imparcial.