Ministro João Roma e também tem viagem prevista para vistoriar cidades da região de Ilhéus.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, vai à Bahia neste domingo, 12, sobrevoar as regiões afetadas pela chuva. Ele será acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A informação foi dada pelo Palácio do Planalto no período da noite deste sábado, 11. Bolsonaro anunciou na manhã deste sábado que a Caixa Econômica Federal vai liberar o saque do FGTS para moradores de áreas atingidas por enchentes no sul da Bahia e no norte de Minas.
Rui Costa e o Ministro João Roma também devem sobrevoar a região afetada neste domingo (12.dez). Segundo o governo baiano, o petista desembarcará em Porto Seguro e seguirá aos municípios afetados caso as condições meteorológicas permitam.
A liberação dos recursos, porém, depende de indicação prévia por parte das prefeituras que decretarem estado de calamidade pública. O saque, no caso, será do valor que houver em conta, até o limite de R$ 6.220,00. “Tivemos há aproximadamente 48 horas uma catástrofe no sul da Bahia e norte de Minas. Em torno de 55 municípios foram atingidos, com enchentes, destruição de obras viárias. De imediato determinamos ao ministro Rogério Marinho e João Roma para assumir a vanguarda do que pode ser feito pros nossos irmãos, bem como também o ministro Braga Netto”, disse neste sábado o presidente.
Após o sobrevoo, que está previsto para as 10 horas do domingo, Bolsonaro e Marinho vão conceder uma entrevista coletiva no Aeroporto de Porto Seguro (BA). O Ministério do Desenvolvimento Regional já reconheceu a situação de emergência em municípios dos Bahia e Minas Gerais. Na Bahia, 17 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida. São eles: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas, Vereda.