Foto reprodução L12
 
Apesar das chuvas que cairam ontem em Érico Cardoso, previsão de chuvas para Paramirim, Caturama Rio do PIres e parte do Município de Rio de Contas, o calor intenso e aquecimento geral, não somente nos grandes centros, como também aqui pelas bandas do sertão, tem incomodado e preocupado muitos moradores nos últimos dias. As preces parece que estão chegando ao alto, pois, o tempo mudou nessa manhã, trazendo de volta muita esperança aos que esperavam chuvas nesse período.
 
Foto reprodução L12
 
As precipitações pluviométricas, apesar de alegrarem o sertanejo, ainda estão esparsas e  breves quando acontecem. Em diversos pontos, estão chegando companhadas de trovoadas, raios e até granizo, como foi o caso de algumas localidades da região.
 
Com os reservatórios em nível crítico, quase em estado de alerta, como é o caso do Zabumbão, a situação de despercício de água e o estado de abandono das nascentes e rios, contribuem para o agravamento da situação. Espera-se que o tempo, que é controlado pelo nosso Criador, mude e permaneça em nosso favor, aliviando o sofrimento dos que dependem desse precioso líquido para a lida diária no campo e na cidade.
 
Aunciam os meteorologistas, que as possibilidades de estiagem prolongada, com tempestades esparsas, como as que ocorreram ontem em Distritos de Livramento podem perdurar por meses.
 
Nesse momento, aqui em Vitória da Conquista, um dos pontos mais altos da Bahia, cai uma chuva torrencial há pelo menos 40 minutos. Nossa torcida, é que essa abundância siga descendo para o sertão que tanto precisa.
 
Chuva torrencial na manhã deste domingo (06) em Vit. Conquista (Foto Jornal O Eco)
Chuva torrencial na manhã deste domingo (06) em Vit. Conquista (Foto Jornal O Eco)
 
 
Segundo  informações de sites de  livramento, quando o dia chegou ao fim neste sábado (05) houve tempestades que chegaram a causar danos materiais nos distritos de Itanagé e São Timóteo (Livramento de Nossa Senhora) e no município de Ibiassucê. 
 
Em Itanagé as fortes rajadas de vento arrancaram os telhados de algumas residências, de uma igreja e padaria, além de ter chovido granizo. 
 
Em São Timóteo o vento também chegou muito forte e na cidade de Ibiassucê árvores e também cobertura de um posto de gasolina foram arrancadas